sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Inscrição


Bolsa para jornalistas nos Estados Unidos

Jornalistas interessados na defesa da democracia e mudanças democráticas podem concorrer a uma bolsa em Washington, Estados Unidos. As inscrições vão até 1° de novembro. O programa dura de cinco a 10 meses. A bolsa Reagan-Fascell Democracy Fellows Program, patrocinada pelo National Endowment for Democracy, oferece a oportunidade de fazer investigação, construir contatos e se unir a uma rede global pela democracia.

Entre 16 a 20 bolsistas podem escolher uma de duas categorias. A categoria prática dura cinco meses e apoia ativistas e jornalistas. A categoria acadêmica dura 10 meses e é destinada a professores e pesquisadores. Os bolsistas recebem um estipêndio para moradia, escritório equipado e viagem a Washington, D.C.

SERVIÇO
 
Para mais informação (em inglês)
http://www.ned.org/fellowships/reagan-fascell-democracy-fellows-program

Transito


Novos radares serão instalados
nas em avenidas de São Luis


Após o período de testes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai acionar três novos detectores de excesso de velocidade nesta segunda-feira (25). Conhecidos popularmente como radares, os equipamentos estão instalados na Avenida Santos Dumont (em cada um dos sentidos da pista) e na Avenida dos Franceses (sentido Centro-bairro).

O principal objetivo dos detectores de excesso de velocidade é a prevenção de acidentes na capital. Segundo a SMTT, os radares contribuíram, de forma significativa, na redução de acidentes em São Luís, desde quando passaram a funcionar nas avenidas Litorânea e Daniel de La Touche.

A escolha dos locais de instalação dos radares segue critérios de estudos técnicos da SMTT e se caracteriza pelo histórico de acidentes e desrespeito à velocidade recomendada, além dos riscos oferecidos pelos pedestres que transitam nesses locais.

Velocidade permitida - Diferente da velocidade recomendada na pista onde existem barreiras eletrônicas (40km/h), a velocidade permitida nas pistas onde são colocados os radares é de 60km/h. Em ambos os casos, é permitida ao motorista uma margem de tolerância de, no máximo, 7km/h. Ultrapassada essa tolerância, ocorre a infração.

Na mesma data será instalado um fotosensor (pardal) na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente ao Hospital São Domingos, próximo à Escola de Cegos. Com a finalidade de prevenir acidentes, o equipamento será colocado no local em função do alto índice de desrespeito à sinalização por parte dos motoristas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Campanha


Não foi só uma bolinha de papel

Um fragmento de um vídeo gravado pelo celular do repórter Italo Nogueira, da Folha.com, indica que o candidato do PSDB, José Serra, sofreu uma segunda agressão na caminhada que fez pelo bairro de Campo Grande, no Rio, na quarta-feira, 20 de setembro. O repórter capturou as imagens no momento em que Serra caminha para entrar no carro, em meio ao tumulto.

Depois de uma interrupção na gravação, o vídeo mostra o que parecem ser dois objetos atingindo a cabeça de Serra. Esse trecho dura cinco segundos e, após um rápido corte, a imagem da Folha.com mostra Serra com as duas mãos na cabeça, apressando o passo para entrar na van que o tirou do tumulto.

A cena ganhou importância depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse: “A mentira, a mentira que foi produzida ontem pela equipe de publicidade do candidato José Serra é uma coisa vergonhosa. Aliás, ontem deveria ser denominado o dia da farsa, o dia da mentira, porque, gente, venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido, e se vocês não viram ainda, vocês peguem o que foi divulgado no Jornal da Record ou o que foi divulgado no SBT”.

As imagens do SBT mostram claramente Serra sendo atingido por uma bola de papel, mas em um momento diverso daquele captado pelo celular do repórter da Folha.com. Compare as imagens nessa página. No início da caminhada, Serra é atingido pela bola de papel quando está de braços levantados. E apenas olha para o chão, sem colocar a mão na cabeça. Na outra, sob o som da confusão, ele está caminhando, com os braços abaixados e, logo depois, coloca as mãos na cabeça.

Confirmação - A equipe de campanha Serra confirmou que os vídeos se referem a momentos distintos. A imagem do SBT, segundo a assessoria do tucano, "foi gravada no início da caminhada, 15 a 20 minutos antes de que ocorresse o arremesso do objeto que efetivamente motivou a interrupção da agenda".

Ao longo desta quinta-feira, o tumulto protagonizado por Lula no Rio causou repercussão e serviu de justificativa para que os dois lados elevassem o tom das críticas. No início da tarde, aproximadamente no mesmo momento em que Lula fez as críticas a Serra, o tucano aproveitou uma visita a Maringá (PR) para responsabilizar o presidente pelo "clima de violência da campanha".

“Infelizmente, a atitude do presidente da República de se jogarde corpo e alma no processo eleitoral, ao invés de governar o País, e ao mesmo tempo incitar a destruir adversários como ele tem feito, só contribui para esse clima de violência". Mais tarde, em visita a Ponta Grossa (PR), voltou a comentar o assunto. Dessa vez, disse que o objeto que teria atingido sua cabeça “devia pesar meio quilo”. “Eu fui agredido ontem, e não foi nada leve, todo mundo que estava em volta viu. Coisa que inclusive me fez parar a programação de ontem”, afirmou o tucano.

Embora tenha demorado mais para entrar na troca de críticas, Dilma também aproveitou sua agenda de campanha para repercutir o episódio. “Eu não sou o Rojas para ficar fazendo firula com isso", provocou Dilma, comparando Serra com o ex-goleiro chileno Roberto Rojas, que em 1989 fingiu ter sido ferido durante uma partida entre Brasil e Chile no Maracanã. A declaração da petista foi dada em resposta ao fato de ela própria ter sido alvo de balões de água durante a visita a Curitiba. As bexigas acabaram atingindo apenas militantes que a acompanhavam. "Hoje quase levei uma daquelas bexigas de água mas não levei porque ao contrário do Rojas eu esquivei-me”, ironizou.

Seu bolso


Serasa lança campanha para
ajudar consumidores endividados

Se você está devendo, seu nome só pode ir para a lista de inadimplentes depois que você foi comunicado da dívida por carta pelo Correio. E depois de ter recebido um prazo de dez dias para renegociar. João ficou constrangido depois de receber muitos telefonemas no serviço. “Falava com os funcionários da recepção, no RH. Falavam que queria entrar em contato comigo, que era cobranças, essas coisas assim”, diz João Alessandro Camargo, desempregado.

Um especialista em direito do consumidor diz que: as ligações têm que ser em horário comercial, das oito da manhã às cinco da tarde e só durante a semana. As empresas não podem ligar no trabalho, no vizinho ou na casa de parente. "Toda ação produzida ao consumidor que leve ao ridículo, que leve ao constrangimento, e que possa levá-lo a algum tipo de prejuízo material ou moral, a empresa de cobrança, assim como o credor podem sofrer penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor”, declara Ricardo Castilho, advogado.

Antes de procurar a loja ou empresa de cobrança veja se os juros, encargos e multas não são excessivos. Ricardo levou um susto quando fez as contas. “Se for com juros deles fica quase 20 mil reais. Antes, juntado todas as dívidas não passava de dois mil reais todas as empresas”, afirma. Quando procurar o credor, não fique só na negociação por telefone. Prefira uma conversa pessoalmente e diga que você não gostaria de comprometer mais do que 25% da sua renda.

“Muitas vezes a empresa de cobrança, ela tem um parâmetro até onde ela pode negociar. Por isso vale uma conversa franca com o consultor de cobrança, com a pessoa do financeiro pra chegar a um bom termo”, comenta o advogado. José Luciano seguiu esse passo a passo e renegociou a dívida em três vezes. “O fim do ano já tá chegando também, de repente a gente começa a gastar de novo”, diz José Luciano de Andrade, repositor de mercadoria. E fique atento: depois que você faz o acordo e paga a primeira parcela o seu nome já deve ser excluído da lista de devedores.

Cidade


A primeira etapa da obra do
canal
do Tropical Shopping está sendo realizada

A Prefeitura de São Luís iniciou a primeira fase da obra de canalização e drenagem profunda da área localizada entre o estacionamento do canal do Tropical Shopping Center e o jornal O Imparcial, no Renascença. A intervenção, orçada em R$ 2,3 milhões, solucionará os transtornos com alagamentos crônicos no local em período chuvoso.

Os trabalhos iniciais se concentram em ações de limpeza e escavação do canal projetado. As intervenções servem de preparo para a construção do lastro (piso) e recebimento do concreto estrutural. Cerca de 20 homens da Sousandes, empresa executora da obra, participam da frente de trabalho nesta primeira etapa.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, a obra de drenagem do canal do Tropical Shopping Center colocará um ponto final nos problemas de inundações que têm causado sérios danos às pessoas que moram, trabalham ou frequentam a área.

“Com a construção do canal, o escoamento de água e as passagens não serão mais interrompidos, evitando, assim, transtornos aos donos de veículos, que utilizam o estacionamento do shopping, e aos estabelecimentos do entorno do local, como universidade, escolas, clínicas médicas, escritórios e lojas”, disse Marcos Aurélio.

Etapas da obra - A obra do canal do Tropical Shopping foi dividida em duas células. A primeira compreende o trecho de 147m de extensão com 6m de largura, que vai da ponte (passagem) até a bacia natural; e a segunda é o trecho de 228m com 3,5m de largura, antes da interligação. “O canal terá paredes e lastro de concreto estrutural com toda a cobertura de laje”, informou o mestre da obras, Zeca Carvalho.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço para a execução da obra, no dia 28 de agosto, o prefeito João Castelo destacou que a ação faz parte de um leque de intervenções em áreas críticas da cidade para acabar com problemas históricos de alagamentos.

“Temos aqui mais uma obra estruturante importante que vai dar fim às inundações, frequentes nesta área durante o período chuvoso e que prejudicavam comerciantes, estudantes, moradores e usuários do shopping. Com a obra, o canal será todo limpo, saneado, drenado e coberto”, frisou João Castelo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comemoração



Missa em Ação de Graças
ao Prefeito João castelo


O prefeito de São Luís, João Castelo, celebrou, na noite desta terça-feira (19), seu aniversário de 73 anos com uma Missa em Ação de Graças na Igreja da Sé, Catedral Metropolitana. Acompanhado de familiares, amigos e populares, ele agradeceu o dom da vida e pediu bênçãos para a capital maranhense.

João Castelo chegou à igreja ao lado da esposa e primeira-dama de São Luís, Gardênia Gonçalves; dos filhos, João Filho e Gardênia Castelo, e dos netos Mariana e Gabriel. A Catedral da Sé ficou lotada para celebrar o aniversário de João Castelo. Marcaram presença a vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe, vereadores, políticos, secretários, auxiliares de governo, servidores e amigos do prefeito, a exemplo do ex-governador Jackson Lago, dos comandantes do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Carlos Henrique Guedes, e da Capitania dos Portos do Maranhão, capitão-de-mar-e-guerra, Nelson Calmon Bahia, além de jornalistas e populares.

Logo após a oração dos fiéis, o prefeito agradeceu a Deus pelo dom da vida e estendeu a oração ao povo de São Luís com pedido de bênçãos. “Esta é uma data especial, onde devemos agradecer e celebrar o dom da vida. Que a nossa população tenha fé e perspectivas de futuro com o nosso compromisso de trabalho e atuação na Prefeitura de São Luís para que possamos proporcionar mais qualidade de vida a todos”, disse João Castelo.

Violência


Serra é agredido por
militantes do PT no Rio



Em caminhada em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, foi hostilizado por militantes do PT, que vestiam camisetas e portavam bandeiras do partido. Houve grande confusão e Serra chegou a ser atingido na cabeça por um objeto. Uma repórter de Rede Globo também foi atingida na cabeça por uma pedra. Militantes do PSDB e do PT trocaram xingamentos e agressões sem que houvesse interferência da polícia. A caminhada tucana teve que ser interrompida.

“São tropas de assalto do PT. Isso é próprio de movimentos fascistas. Isso é uma tropa de assalto. Lembram-se das tropas de choque dos nazistas? Isso é típico de movimentos fascistas, como eles são”, disse Serra dentro de uma farmácia, onde se refugiou enquanto esperava a multidão se acalmar.

Quando saiu da farmácia, o candidato decidiu enfrentar as dezenas de manifestantes petistas que aguardavam à porta, em meio a militantes de seu próprio partido. Ele fez "45" com as mãos (o número de seu partido) enquanto ouvia palavrões. Um manifestante chamou Serra de "f.d.p" e Serra revidou o xingamento.

Durante a confusão, Serra entrou em vários estabelecimentos para tentar escapar dos petistas. Depois de cerca de 15 minutos de empurra-empurra, o tucano chegou a entrar no seu carro, se dizendo grogue, e permaneceu lá por alguns minutos. Tentou voltar à caminhada e, por fim, se retirou e seguir sua agenda no Rio de Janeiro.

Atendimento médico - Logo após a caminhada estava agendada uma visita às obras do estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro. Mas o helicóptero que levava Serra, fez um desvio e foi para a Clínica Sorocaba, em Botafogo, zona sul do Rio.

No local, Serra foi atendido pelo médico especializado em cirurgia de cabeça e pescoço, Jacob Kligerman. O atendimento durou cerca de meia hora e de acordo com a clínica, teve um procedimento de rotina. Após o atendimento, o candidato deu continuidade à sua agenda.

Agende-se


Sesc Guajajara agita a
agenda cultural de São Luis

Começa nesta sexta-feira, 22, em São Luis a 5ª edição da Mostra SESC Guajajaras. Com o tema “as borboletas” o evento tem uma programação diversificada, como teatro, música, dança, artes plásticas e literatura, que acontece entre os dias 22 e 29 deste mês em vários pontos da cidade. Todos os espetáculos serão gratuitos mediante a troca dos ingressos por 1kg de alimento não-perecível.

A Mostra incentiva a produção local abrindo espaço para diálogo, reflexão, formação, confraternização e troca. Ainda, contracena com a produção nacional. Estudantes, profissionais e interessados estarão imersos numa celebração da cultura brasileira. Se estenderá para além dos 07 dias em São Luís, nos municípios de Miranda do Norte, Itapecuru-mirim, Caxias e Açailandia.

Para o SESC Maranhão concretizar e harmonizar todas essas ações com outros Projetos Institucionais que se interligam, se cruzam e dão sustentação a aldeia cultural: Palco Giratório; Dramaturgia – Leituras em Cenas; Por trás da Cena; Projeto Platéia; Expressões do Corpo; BiblioSESC; Pauta das Artes e Mãos à obra.

SERVIÇO

5ª edição da Mostra Sesc Guajajara de Artes
Programação: http://mostrasescguajajaradeartes.blogspot.com/
Twitter: @SescGuajajara

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oportunidade


Semana da Formalização de
Empreendedores Individuais 

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - MA), iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), a Semana da Formalização de Empreendedores Individuais em São Luís.

O objetivo do evento é esclarecer dúvidas como, por exemplo, quais os custos e despesas para se formalizar e ser um empreendedor individual e o que se deve fazer para se tornar um deles. Para esse trabalho, Prefeitura de São Luís e Sebrae montaram uma tenda na Praça Deodoro para maiores informações.

Além de membros da Seplan, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semman), de Saúde (Semus) e do Instituto Municipal da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid) também estiveram presentes ao evento com a finalidade de orientar e encaminhar caso a caso.

De acordo com a titular da Seplan, Maria do Amparo Araújo Melo, a Prefeitura de São Luís, por uma determinação do prefeito João Castelo, já contempla ações voltadas para a geração de emprego, trabalho e renda, a exemplo do programa Cresce São Luís, que fomenta a migração para a formalidade de trabalhadores que, atualmente, encontram-se anônimos no mercado informal.

“A Prefeitura vai cadastrar apenas os empreendedores que já desenvolvem atividades produtivas, respeitando a lei que regulamenta o uso e a ocupação do solo no município. Esta é uma ação importante porque os empreendedores formais têm acesso a crédito nas instituições financeiras para impulsionar seu próprio negócio”, destacou Maria do Amparo.

Pequeno empresário - Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um desses empreendedores, é necessário faturar, no máximo, até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter, pelo menos, um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

De acordo com a gerente adjunta da Unidade de Negócios do Sebrae, Magnólia Everton Costa, é a segunda vez que esse projeto acontece; a primeira foi em maio deste ano e agora, a exemplo do Maranhão, está acontecendo em vários estados do Brasil. “Depois desta primeira semana de formalização do empreendedor, levaremos o projeto para outros bairros da capital. Nossa meta de atendimento para este projeto é de 1.200 pessoas até sábado”, destacou Magnólia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Efeito esquecimento


Prorrogado trabalho de
comissão que investiga Erenice


A Casa Civil da Presidência da República prorrogou por mais 30 dias os trabalhos da Comissão de Sindicância Investigativa que apura as denúncias de suposto esquema de tráfico de influência envolvendo a ex-ministra-chefe da pasta Erenice Guerra, assessores e familiares. A portaria, assinada pelo ministro interino, Carlos Esteves Lima, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

No mês passado, reportagem da revista Veja mostrou que Israel Guerra, filho de Erenice, faria parte de um esquema de tráfico de influência no governo em troca de pagamento de comissão. Ele teria operado, pelo menos, a concessão de um contrato de R$ 84 milhões para um empresário do setor aéreo com negócios com os Correios. Um servidor que estaria envolvido, Vinícius Castro, foi demitido.

Com o passar dos dias, novas denúncias apontavam que outros parentes de Erenice também estariam envolvidos no esquema, inclusive Saulo Guerra, outro filho dela. No dia 16 de setembro, Erenice pediu demissão. 

Averiguação

Sindicância vai apurar uso irregular
de veículo do TJ por servidores

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, logo após ter conhecimento, no final da manhã da sexta-feira passada, 15, da notícia de apreensão, no posto policial da Estiva, de um veículo do Poder Judiciário estadual transportando animais vindos do interior do estado para São Luís, determinou, por telefone, à diretoria geral do TJMA a imediata apuração dos fatos.

À Coordenação de Processos Administrativos e Disciplinares, a diretora geral, Alessandra Darub, solicitou “imediatas providências no sentido de apurar o que vem sendo noticiado, tendo em vista a suposta conduta irregular praticada por servidores”. A van apreendida pela polícia retornava de viagem a serviço da fiscalização dos cartórios extrajudiciais no interior.

No dia 6 de outubro, o pleno do TJMA regulamentou os procedimentos disciplinares cabíveis para apurar condutas irregulares atribuídas aos servidores, que incluem, dentre outras penas, advertência, suspensão e demissão.

A ausência do presidente do TJMA, Jamil Gedeon, na capital deve-se à sua participação em reunião de trabalho na comarca de São João dos Patos, onde reúne os magistrados das comarcas vizinhas para prestar contas das ações de melhoria da estrutura das unidades jurisdicionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMA

Leitura



UFMA lança dois
livros nesta terça-feira

A Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) lança, nesta terça-feira, 19, no Palácio Cristo Rei, às 18h30, os livros “Uma versão preliminar da Educação Superior” e “Inovações do jornalismo no mundo”, dos professores Aldy Mello de Araújo e Emérito Sebastião Jorge, respectivamente .

A obra “Uma versão preliminar da Educação Superior”, de Aldy Mello de Araújo, retrata os rumos da educação atual, bem como as crises das Instituições de Ensino Superior (IES) que, segundo o autor, é gerencial, não sendo um fato novo nem um problema exclusivo da atualidade.

“Não é nossa pretensão avaliar o processo legislativo brasileiro, nem tão pouco a atuação do Ministério da Educação e seus órgãos vinculados, mas tão somente mostrar o quanto os gestores de todos os níveis encontram dificuldades na condução e administração da educação superior em suas unidades de atuação”, declara o autor em sua obra que  aborda ainda alguns aspectos do MEC, os rumos, e a natureza das instituições de ensino superior no país, entre outros fatores.

Já a obra "Inovações do Jornalismo no mundo", do Professor Emérito Sebastião Jorge, é um livro em comemoração aos 40 anos do Curso de Comunicação Social da UFMA, e fala sobre o momento de transição do fazer jornalístico, com as investidas da internet, em que não há outra opção, a não ser aliar-se à tela do computador no que diz respeito ao jornalismo online.

“Nesse caminhar um detalhe é indispensável: valorizar o ato de pensar. Um jornal se faz, principalmente, com ideias. A imprensa apesar dos diagnósticos sombrios sobreviverá. Na história da comunicação nenhum meio substituiu outro. Nada diferente, hoje”, afirma o autor. Os livros estarão disponíveis para comercialização no local, em que haverá também, uma noite de autógrafos.

SERVIÇO

Lançamento dos livros “Uma versão preliminar da Educação Superior”
e “Inovações do jornalismo no mundo”
Quando: Terça feira, dia 19
Onde: Palácio Cristo Rei

Aliança


Campanha de Serra articula
evento com PV em São Paulo



A campanha do presidenciável tucano José Serra está organizando um evento com lideranças do PV nesta segunda-feira, em São Paulo. A informação é de Caio Carvalho, um dos coordenadores da campanha. Ele disse, no entanto, que a confirmação do ato só se dará no final da manhã de segunda-feira.

A articulação para o evento está sendo feita com o presidente do Partido Verde em São Paulo, Maurício Brusadin, segundo disse o governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ontem, 17, o PV e a ex-candidata do partido à Presidência, Marina Silva, decidiram pela independência no segundo turno.

Questionado pelos jornalistas da decisão do PV, o presidenciável tucano afirmou, depois do debate da Rede TV, que soube da notícia pelos jornalistas. “Sobre o PV, eu ainda vou analisar. Eu não vi a decisão”, afirmou.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Imposto de renda


Receita libera lote do IR 2010



A Secretaria da Receita Federal paga nesta hoje (15) restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para os 2,71 milhões de contribuintes incluídos no quinto lote deste ano. O valor depositado será de R$ 2,39 bilhões.

Este é o segundo maior lote de restituições da história, perdendo apenas para dezembro de 2009, quando foram pagos R$ 2,4 bilhões em restituições. As consultas estão abertas desde 8 de outubro, por meio da página do Fisco na internet, ou pelo telefone 146. Basta informar o número do CPF. Neste lote do IR deste ano, a Receita informou que 9,03 mil contribuintes foram priorizados conforme a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 21,27 milhões.

Lotes residuais de 2008 e 2009 - A Receita Federal lembra que também serão pagas nesta sexta-feira (15) as restituições de lotes residuais do IR 2009 e de 2008. Os lotes residuais referem-se a contribuintes que caíram na malha fina do Fisco.

Sobre o lote residual de 2009, a Receita informou que serão creditadas restituições para um total de 49 mil contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 62,92 milhões, já atualizados pela taxa selic de 13,60%.
Já com relação ao lote residual do exercício de 2008, serão creditadas restituições para um total de 12,84 mil contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 19,62 milhões, atualizados pela taxa selic de 25,67%.

Cidade



Obra da avenida de acesso ao
Parque Vitória esta bastante avançada


A Prefeitura de São Luís intensificou os serviços da obra de recuperação da Avenida Nossa Senhora da Vitória e revitalização do entorno da principal via de acesso ao Parque Vitória. Nesta quinta-feira (14), as intervenções consistiram na preparação da base onde será aplicado o novo asfalto e trabalhos de drenagem na antiga Estrada da Vitória.

Na Avenida Nossa Senhora da Vitória, caçambas fazem a colocação de piçarra e máquinas patrol realizam a terraplanagem. Os trabalhos estão incluídos no processo de preparação da base para receber nova camada de asfalto. Paralelo a isso, na via estão sendo executados serviços de drenagem com a implantação de tubulação, meio-fio e sarjetas.

Segundo o encarregado geral da obra, Abraão Faray, os trabalhos desta quinta-feira compreenderam o trecho próximo à igreja católica. As ações contam com a participação de 40 homens e o auxílio de maquinário composto de duas patrol, duas retroescavadeira, três caminhões pipa, cinco caçambas e uma pá mecânica.

Na antiga Estrada da Vitória, que faz interligação com a avenida principal, Abraão Faray disse que inicialmente a Prefeitura realiza a instalação do sistema de drenagem com tubos de concreto de diâmetro de 1m, 0,80m, 0,60m - numa profundidade de 2m. De acordo com ele, cerca de 340m de tubulação subterrânea e 130m de tubulação transversal já foram colocadas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Concorrência

TRT abre licitação para contratação de
empresa para confecção de placas em vidro e PVC


O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está com processo de licitação aberto para o fornecimento e a instalação de Placas de vidro e de PVC. A licitação é na modalidade pregão eletrônico e acontece no próximo dia 21.10.2010 às 10 horas (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br

As placas serão confeccionadas para a divulgação da missão, visão e valores institucionais da Justiça do Trabalho do Maranhão e serão utilizadas como ferramentas de comunicação para disseminar o planejamento estratégico, alcançando magistrados, servidores, terceirizados, bem como os públicos da Justiça do trabalho. No total, serão 10 placas a serem afixadas em locais estratégicos.

O prazo para a entrega e afixação das placas será de, no máximo, 30 (trinta) dias, contados do recebimento da nota de empenho pela contratada. O prazo para reparo, correção, reprodução e/ou substituição das placas ou acessórios entregues fora das especificações solicitadas é de 10 (dez) dias, contado da data de recebimento do requerimento do contratante. O contratado deverá apresentar garantia mínima de 36 (trinta e seis) meses para as placas de vidro e 12 (doze) meses para as placas em PVC.

Turismo


Projeto Taxista Anfitrião
será lançado na próxima segunda

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Trânsito e Transportes (SMTT), lançará, oficialmente, na próxima segunda-feira (18), às 9h30, o projeto “Taxista Anfitrião - O Amigo do Turista”, no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière. O objetivo é contribuir para a prestação de serviços de informações turísticas aos visitantes que fazem uso dos serviços de táxi na capital maranhense.

A ação faz parte do projeto Taxista Anfitrião e do Plano de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur) e visa padronizar o cronograma de cursos e treinamentos direcionados ao setor turístico da capital. “Antigamente, fazíamos um curso e, na semana seguinte, outras entidades como o Sebrae, Abav, Sindhorbs e Senac, realizavam o mesmo treinamento. Agora, em parceria com estas mesmas instituições, produzimos um cronograma padrão, onde há um alcance maior de participantes, multiplicando o aproveitamento das capacitações”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Desde o início das atividades, o projeto Taxista Anfitrião já treinou 67 destes profissionais. Nos cursos, são disponibilizados inglês básico e informações turísticas, entre outros assuntos. Ao final do treinamento, os profissionais receberão adesivos com o título “Taxista Anfitrião – O amigo do Turista”, que será um diferencial para que o turista escolha um serviço de qualidade.

Na Secretaria de Transportes, o projeto integra um trabalho de resgate da qualificação da classe dos taxistas que, por muito tempo, ficou relegada a uma situação de informalidade. Para o titular da SMTT, José Ribamar Oliveira Filho, este tipo de melhoria na qualificação dos permissionários de táxi sempre gera benefícios à cidade e à população, principal foco da gestão do prefeito João Castelo.

“Com a melhora da qualificação dos prestadores de serviço de transporte de passageiros, não somente o turista, mas toda a população passará a contar com um atendimento mais adequado. Este é um projeto em comum que serviu de piloto a um trabalho de requalificação que se estenderá a toda a classe, beneficiando, assim, taxistas, moradores e turistas de nossa cidade.”, disse.

O projeto - O Taxista Anfitrião está inserido nas diretrizes norteadoras dos programas da administração João Castelo, especificamente dentro do programa “São Luís 400 anos”. Estas iniciativas pretendem discutir e planejar o futuro da cidade e prepará-la para a comemoração do quarto centenário da capital em 2012.

O foco do projeto é a melhoria na prestação de serviços e produtos vinculados ao setor turístico em São Luís. Dentre as ações, destacam-se capacitações para a comunidade e setores específicos do trade turístico, como transportes, alimentos e bebidas, hotelaria, artesanato, eventos, locadoras de veículos e outros.

O programa de qualificação tem como alvo, ainda, a área de informações turísticas, qualidade no atendimento, recepção turística, alimentos e bebidas, preparação de drinks e coquetéis, aperfeiçoamento profissional, inglês, cerimonial, etiqueta e protocolo. O público atendido inclui taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis, locadoras e artesãos.

Segundo os dados da Setur, o Qualitur já capacitou cerca de mil profissionais, entre bolsistas e voluntários, funcionários de clubes, bares, restaurantes, hotéis, comunidade, universitários, idosos, pessoas com deficiência, jovens e outros segmentos.

Ciência


Câncer de próstata poderá ser
detectado apenas com exame de urina
Para alívio dos homens, uma proteína presente na urina pode deixar os exames para câncer de próstata mais simples e menos desconfortáveis. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico PLoS ONE (Public Library of Science), a proteína MSMB se apresenta em uma quantidade irrisória na urina de homens diagnosticados com a doença. Assim, em vez dos constrangedores exames clínicos (toque retal), seria necessário apenas um descomplicado exame de urina para identificar o tumor.

O estudo foi conduzido pela médica Hayley Whitaker, do centro de pesquisas sobre o câncer do Cambridge Research Institute. “Foi emocionante descobrir que os homens com alterações genéticas para o câncer tinham concentrações diferentes da proteína. A melhor parte é que ela é facilmente detectável, um exame simples é o suficiente”, disse à BBC. Mas antes de começar a ser aplicado em larga escala, alguns aprimoramentos e estudos mais detalhadas ainda são necessários. Quando aprovado, o teste deverá custar, em média, 5,5 euros (cerca de 15 reais).

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens britânicos, chegando a matar aproximadamente 10.000 todos os anos. Ainda assim, não existem programas preventivos e de rotinas no país. Apenas os homens com um histórico genético da doença acabam fazendo um exame sanguíneo que identifica um antígeno do câncer. Mas ele é bastante impreciso: dos 15% que acabam tendo de se submeter a uma biópsia por resultados positivos nesse exame, apenas 3% precisam realmente de tratamento.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2010, 52.350 homens serão diagnosticados com o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo. Em 2008, 11.955 morreram em decorrência da doença.

Serviço


Horário de verão começa
domingo em três regiões

Começa, neste domingo (17), o horário de verão, em três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal. Os relógios deverão ser adiantados, nessas regiões, uma hora, até o dia 20 de fevereiro de 2011. O Maranhão, mais uma vez, fica fora do horário de verão, mas a rotina e alguns serviços terão horários modificados, e, assim, precisam da atenção da população.

Bancos deverão ter horário de atendimento antecipado no Estado – das 9h às 15h. Passageiros da aviação civil também deverão estar atentos aos horários de embarque, que seguem o horário local, determinado na própria passagem aérea. Quem participa de concurso público também deve estar atento: os horários de aplicação de provas geralmente costumam seguir o horário de Brasília. Para evitar problemas, os candidatos devem consultar os editais e chegar com bastante antecedência ao local de prova.

Já no segundo turno das eleições, que ocorre no próximo dia 31 de outubro, os eleitores que, no Maranhão, voltam às urnas para eleger o próximo presidente da República, também devem estar atentos ao horário de votação, que segue o horário local, das 7h às 17h.

Economia da Cultura


Ministério firma convênio para criar
modelo de análise econômica cultural

O Ministério da Cultura e a Fundação Economia de Campinas (Fecamp) acabam de firmar convênio para elaborar um modelo brasileiro de análise da economia da cultura. Levantamentos feitos pelo Banco Mundial e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) indicam que cerca de 7% do PIB mundial vêm exatamente da economia da cultura e indice semelhante se verifica no Brasil.

A partir do estudo a ser iniciado até o fim deste ano, será possível compreender os impactos de curto, médio e longo prazos dos investimentos públicos e privados na área. A avaliação dos impactos da economia da cultura é bastante recente. Os estudos internacionais disponíveis não conseguem dar conta da especificidade brasileira, tanto no que diz respeito à diversidade cultural como à característica da economia em expansão.

“A ampliação desses dados é importante para nos ajudar a formular políticas de estímulo da economia da cultura. O Brasil pode e vai crescer muito se elas estiverem na direção certa e, para isso, temos que investir em dados sobre a economia da cultura”, afirma o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

“A economia da cultura no Brasil, hoje, não consegue incorporar nem 20% dos consumidores, com exceção da TV aberta. Acredito que seja possível dobrar a participação da economia da cultura no PIB brasileiro nos próximos cinco anos se forem incorporados corretamente novos empreendedores e consumidores”, estima o ministro.

Pesquisa - A metodologia da pesquisa que será realizada por meio deste acordo deve compreender, por exemplo, o novo tipo de consumidor, que tem renda baixa, mas vem ganhando poder de compra. O economista Roberto Sabattini, um dos coordenadores da pesquisa, destaca que essa parcela da população representa um grande potencial para o consumo de produtos culturais. “Compreender essa dinâmica é fundamental para a elaboração das políticas públicas para a ampliação do acesso à cultura”, diz.

O grupo responsável pelo estudo pretende ainda criar uma rede de cientistas sobre o tema em todo o país, que deve continuar em atividade mesmo depois do fim do convênio com o Ministério da Cultura. Serão oferecidas, por meio de edital, 72 bolsas de pesquisa divididas em 16 equipes.

A expectativa é que o novo modelo de avaliação fique pronto no final de 2012. O convênio se insere no Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) do governo federal, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais do MinC. O repasse para a Fecamp será no valor de R$ 2 milhões divididos em dois anos.

Fonte: Comunicação Social/MinC

Agende-se


Semana de Alimentação
tem vasta programação

Com o tema “Segurança Alimentar e Meio Ambiente”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), abriu, na tarde desta quarta-feira (13), a Semana Mundial de Alimentação que será comemorada até o próximo sábado (16), Dia Mundial da Alimentação, no Polo Josué de Castro, no bairro do Vinhais.

O secretário municipal de Segurança Alimentar, Frank Matos, representou o prefeito de São Luís, João Castelo, no ato de abertura, ao lado da primeira-dama Gardênia Gonçalves e do vereador Vieira Lima, e ressaltou a importância de aliar a consciência do consumo a uma alimentação saudável e à preservação do meio ambiente.

“Quando se trata de segurança alimentar, o poder público se sensibiliza porque se trata de uma questão séria, assim como é a nossa responsabilidade em preservar o meio ambiente, que não podemos ignorar. A preocupação do prefeito João Castelo é para que a população aprenda a reaproveitar os alimentos e tenha uma alimentação mais saudável”, afirmou Frank Matos.

Qualidade de vida - Em seu pronunciamento, a primeira-dama Gardênia Gonçalves destacou as ações da Semsa, que está oferecendo oficinas e cursos no polo Josué de Castro para toda a comunidade como forma de conscientizar a população sobre o reaproveitamento de todos os itens de um alimento, a exemplo da utilização da casca de frutas e verduras para a preparação de sucos e bolos.

“São iniciativas importantes que têm a participação da comunidade, fortalecendo a determinação do prefeito João Castelo de avançar, ainda mais, nos programas municipais que enfocam a questão alimentar para melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam”, destacou Gardênia Gonçalves.

Já o vereador Vieira Lima propôs a criação do Dia Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, que será comemorado no dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, para fazer parte do calendário oficial da Prefeitura de São Luís.

Programação - Oficinas e palestras marcarão a Semana Mundial de Alimentação no Polo Josué de Castro, das 14h às 18h nestas quinta-feira (14) e sexta-feira (15). Já no sábado (16), Dia Mundial da Alimentação, a programação será pela manhã, das 08h às 12h, com oficinas de briquetagem; sucos alternativos e exposição de reciclagem, hortas, forno solar, entre outros.

Sucesso


Imagem de Chile e Piñera saem
fortalecidas após resgate, dizem analistas

"Mais de um bilhão de pessoas viram no mundo inteiro o resgate, que é uma história de sucesso. Acho que o fato reforçará a imagem do Chile como um país competitivo e que se levanta rápido diante da adversidade", disse o analista chileno Ricardo Israel, professor de ciências políticas da Universidade Autônoma do Chile.

Mas em sua opinião o poder de influência do Chile é "limitado" por seu tamanho e "localização geográfica".O Chile tem cerca de 15 milhões de habitantes. A expansão da economia chilena supera as expectativas para este ano. O Chile é o único país da América do Sul a fazer parte da OCDE, clube dos países ricos. "Dificilmente o Chile terá maior influência do que já tem na região e no mundo. Na América Latina, não é o Chile, mas o Brasil que tem o maior peso no cenário mundial", disse Israel.

Final feliz - Para analistas chilenos, argentinos, bolivianos e paraguaios, o sucesso do resgate fortaleceu a imagem do Chile como um país competente. "Acho que o Chile aproveitou bem o desafio que viveu para intensificar sua imagem de país sério, capaz de enfrentar grandes problemas", disse o analista paraguaio Francisco Capli, da consultoria First Análisis y Estudios, de Assunção.

Na visão do argentino Vicente Palermo, pesquisador do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Cientificas e Técnicas), os chilenos souberam "descolar" a imagem do país da que foi deixada pelas empresas do setor de mineração, após o desastre.

"Foram as empresas que ficaram com a imagem negativa, ligada à falta de segurança para os trabalhadores. O Chile apareceu como país capaz de resgatar os mineiros de forma brilhante", disse. Para ele, o Chile deixou uma imagem de "união, solidariedade e alta competitividade". Na opinião de outro analista argentino, Rosendo Fraga, do Centro de Estudos Nova Maioria, o resultado do resgate fortalece a imagem do Chile no mundo.

"Até agora, o Chile tinha demonstrado ao mundo seu sucesso econômico. Para o PNUD (o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), este é o país da América Latina com maior índice de desenvolvimento humano (IDH). Para as classificadoras de risco, o mais confiável da região. E agora prova sua capacidade de enfrentar e superar suas desgraças com eficiência e rapidez", disse Rosendo.

Na opinião do analista boliviano José Luis Galvez, da Equipos Mori, o resgate representou o "renascimento de 33 mineiros e da excelente administração da opinião pública". "Esta história de sucesso deverá fortalecer ainda mais a imagem do Chile no exterior e aumentar imagem positiva do presidente Piñera", afirmou Galvez.

A Bolívia, como o Chile, é um país com forte produção de minério. Para Galvez, o Chile vai exportar a tecnologia de resgate que inventou para outros países com atividade de mineração. "A realidade daqueles 33 mobilizou muitos bolivianos. Mobilizou o mundo inteiro. E mostrou a excelente relação entre Chile e Bolívia na era de Piñera", disse. O presidente Evo Morales (convidado por Piñera) esteve na saída da mina San José. Um dos mineiros resgatados era boliviano.

Piñera - A trajetória do presidente Piñera é a de um empresário bem sucedido e com a imagem ligada, segundo analistas locais, à de administrador. Mas ele não é definido, pelos especialistas, como um presidente popular. Piñera assumiu a Presidência em março e registra popularidade similar aos votos que recebeu quando eleito, como recordou Ricardo Israel. A expectativa é de que sua popularidade suba após este episódio. "Piñera se envolveu pessoalmente neste resgate.

Quando o acidente ocorreu este não era um problema do Chile, mas de uma empresa, dona da mina. Se tivesse dado errado, ele seria responsabilizado pelos mortos. Mas deu certo", afirmou Israel. Desde que a odisseia dos mineiros começou, há mais de dois meses, o ministro de Mineração, Laurence Golborne, teve mais popularidade que Piñera. Num artigo, publicado no jornal La Tercera, o analista Patrício Navia disse que Piñera deve transformar este "capital de alegria" do resgate em "poderoso impulso para sua agenda de governo".

Navia recordou que, em setembro, Piñera contava com 53% de aprovação, segundo pesquisas da Adimark. Mas que 67% deste total eram do setor ABC e 48% das classes D e E. Para o analista, o "capital político" obtido com o resgate dos mineiros deverá ajudá-lo a melhorar estas características de imagem. "Mas desde que a celebração (caso exagerada) não ofusque o gol magistral feito por seu governo", escreveu.

Fonte: BBC Brasil

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Programe-se


Contagem regressiva para a
4ª Feira do Livro de São Luís


A um mês do início da 4ª Feira do Livro de São Luís, a Fundação Municipal de Cultura (Func) faz os ajustes finais para a realização do evento. Foram mais de seis meses de muito trabalho para moldar o que poderá ser visto no período de 12 a 21 de novembro na Praça Maria Aragão. Este ano, o evento tem como patrono o jornalista, escritor e roteirista ludovicense José Louzeiro, que também é o autor do tema da Feira “O livro é guia e instrumento da sabedoria”.

Além do patrono, a Feira do Livro também homenageará mais seis personalidades literárias e culturais do nosso estado: Reynaldo Faray, Maria Aragão, Carlos de Lima, Rosa Mochel, José Maria Ramos Martins e João Mohana. Durante os dez dias de evento, a organização espera receber um público visitante de 250 mil pessoas e uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 3 milhões.

Criada através de Lei Municipal nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís busca promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura. Além de uma grande vitrine para dar visibilidade e valorizar a diversidade cultural maranhense e brasileira, a mostra veio consagrar a vocação natural de São Luís para a literatura e possibilitar ao público visitante a oportunidade de vivenciar um momento único que acontece somente uma vez ao ano.

Estrutura – Agora em 2010, a estrutura da Feira ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed), na Rua Rio Branco, que, durante o evento, será transformada na Casa do Professor, onde acontecerão cursos, palestras e oficinas para educadores.

No Espaço Cultural funcionará o “Espaço do Livro”, com cerca de 60 estandes, estrutura adequada e ambiente climatizado, que reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Ao lado desse espaço, funcionarão o Teatro Reynaldo Faray, o Espaço Biblioteca e a Praça de Alimentação.

Na Maria Aragão, serão instalados auditórios, estandes institucionais, tendas e salas climatizadas. Os espaços institucionais também participarão da programação, promovendo lançamento de livros, oficinas e exposições. Nesses espaços, as instituições parceiras aproveitarão para estabelecer um contato mais aproximado com seu público de interesse e apresentar projetos e serviços prestados à sociedade.

 A extensa programação conta com cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil, distribuídas em mais de 35 espaços, cada um com atividades variadas e direcionadas para um público específico. Esse é o caso do “Espaço Infantil”, que oferecerá contações de história, oficinas, espetáculos infantis, brincadeiras e jogos educativos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estatística


Um quarto das crianças
de 9 anos já possui celular

Um quarto das crianças brasileiras de 9 anos já possui celular. Essa é uma das revelações da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil, divulgada nesta quinta-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o instituto Ipsos Public Affairs.

O levantamento detalhou o uso que as crianças entre 5 e 9 anos fazem das novas tecnologias. Foram realizadas 2.502 entrevistas com crianças de todo o país entre os dias 21 de setembro e 27 de outubro de 2009. De acordo com o levantamento, 65% das crianças naquela faixa etária já usaram um telefone celular, enquanto 14% possuem um aparelho próprio. O celular é mais difundido entre as mais velhas: aos 9 anos, 24% da população já possui o aparelho. Aos 5, apenas 4%.

O celular é usado principalmente para a diversão - e não para a comunicação. Oitenta e oito por cento dos entrevistados que utilizam o aparelho aproveitam seu potencial para brincar com jogos, ante 64%, que declararam usá-lo para realizar ligações.

As crianças também utilizam o celular para ouvir música, atividade realizada por 60% dos entrevistados que têm contato com o telefone móvel. "Vale lembrar que, entre a população em geral, esse número é significativamente mais baixo: 25%", destacaram os responsáveis pela pesquisa.

Economia


Produção de automóveis cai 9,1%
em setembro, constata Anfavea


Foram produzidos em setembro 308,1 mil veículos automotores, 9,1% abaixo da produção do mês anterior. As vendas de carros também recuaram. No nono mês do ano, foram comercializados 307,1 mil carros, 1,8% abaixo do vendido no mês de agosto. Os dados foram divulgados hoje (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na comparação de setembro de 2010 com o mesmo mês do ano passado, a produção foi 12,7% maior, e as vendas, 0,5% menor. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, as vendas de 2010 já atingem 2,5 milhões de unidades, 8,7% a mais que o acumulado dos sete primeiros meses de 2009. No acumulado, a produção está 17,3% maior.

Mudança

Festivais de Canto e Poesia da
UFMA terão novas datas e locais

O 34º Festival Maranhense de Coros (Femaco) e do 23º Festival Brasileiro de Poesia no Maranhão, realizados pela Universidade Federal do Maranhão, terão novas datas e locais de realização. O Femaquinho, etapa infantil do Femaco, acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, na Igreja da Sé, Centro histórico de São Luís.

Já a etapa adulta do Festival Maranhense de Coros vai acontecer nos dias 5 e 6 de novembro, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, em São Luís. Já nos dias 18 e 19 de novembro, durante a 4ª Feira do Livro de São Luís, na Praça Maria Aragão, às 19h30, acontecerá o 23º Festival Brasileiro de Poesia no Maranhão, que a partir deste ano homenageará o poeta Sousândrade.

Fa(o)tos








O fotógrafo Michael Hofmeyr flagrou uma briga entre um chacal e um abutre no Parque Nacional Drakensburg, na África do Sul. O confronto aconteceu quando o chacal roubou um osso da ave. Apesar de ter sido atacado pelo abutre com suas garras, o chacal conseguiu fugir com o prato suculento, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph". Os outros flagrantes (sequencia de fotos) foram clicados por Phil Seu (gaviões), Tad Arensmeier (cão-da-pradaria) e Bernd Wasiolka (leão).

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Democracia




Instituição americana mapeia
censura à imprensa no Brasil

O blog Jornalismo nas Américas - do Centro Knight, ligado à Universidade do Texas e dedicado ao aprimoramento de jornalistas da América Latina e Caribe - apresenta em seu endereço um rastreamento dos casos de censura à imprensa e a blogs noticiosos brasileiros durante as eleições 2010. O Mapa da Censura Eleitoral no Brasil deverá ser atualizado até o fim do processo eleitoral deste ano.

O mapa exibe, com ajuda do Google Maps, decisões judiciais, ações movidas por governos e até medidas policiais que, de alguma forma, tentaram restringir a atuação de jornais, TVs, rádios, sites e blogs. Até esta quarta-feira, 25 episódios de censura foram registrados. Alguns dos casos aparecem também no levantamento da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) divulgado na semana passada.

Ouvidos pela reportagem, juristas e especialistas em direito constitucional foram unânimes: os episódios de censura configuram retrocesso no processo democrático brasileiro. "Censura prévia é inconstitucional", sentenciou o jurista Ives Gandra Martins. O ex-ministro da Justiça Paulo Brossard acrescentou: "A censura é a marca de estados de sítio e de emergência. Felizmente, não nos encontramos em nenhum desses casos".



Agenda


Banda Sinfônica da Marinha faz
apresentação em São Luís no domingo

A Praça Maria Aragão será palco de um grande espetáculo musical da tradicional Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O concerto, que será gratuito, acontecerá neste domingo, dia 10 de outubro, a partir das 19 horas.

O evento é parte das comemorações do 202º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. A Marinha do Brasil está realizando uma série de eventos cívico-culturais no país, destacando a importância da integração das Forças Armadas com a sociedade brasileira. Em São Luís, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e apoio da Capitania dos Portos, intermediadora do contato.

A turnê compreende várias cidades nordestinas e acontece pela primeira vez na capital maranhense. “São Luís terá o prazer de assistir a um dos maiores shows sinfônicos do Brasil. Só temos que agradecer aos participantes e à Capitania dos Portos do Maranhão”, disse o prefeito de São Luís, João Castelo.

A banda - A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais tem suas raízes na Brigada Real da Marinha e é, atualmente, composta por dois maestros e 110 músicos formados e aperfeiçoados na Escola de Música do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade do Rio de Janeiro. Reconhecida internacionalmente, a Banda Sinfônica da Marinha se destaca pela expertise da execução das gaitas de fole (escocesas), pelo colorido de seus uniformes e pelo entusiasmo de seus executantes.

A Banda traz para as apresentações seu diverso repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. Um dos pontos altos do concerto será a interpretação de “Can You Feel the Love Tonight” de Elton John, música tema do filme “O Rei Leão”.

Em seu currículo de exibições, a banda já participou do 5º Festival Internacional de Bandas Militares, realizado em Módena - Itália, em julho de 1996, quando foi considerada a melhor; concerto de inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção, Paraguai, em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazu, Argentina, em 23 de junho de 2004.

SERVIÇO

ApresentaçãoBanda Sinfônica da Marinha
Onde: Praça Maria Aragão
Quando: Dia 10 de outubro, a partir das 19 horas

Seu Bolso


Anatel autoriza reajuste de
0,65% em tarifa da Telefônica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (6) que autorizou o reajuste das tarifas das concessionárias de telefonia fixa Telefônica e CTBC Telecom. O reajuste máximo autorizado pela agência para a cesta de serviços foi de 0,6596%.

"A cesta local é composta pelas tarifas de assinatura e de minuto e a interurbana é composta por 16 degraus tarifário que variam de acordo com a distância e o horário", esclarece a Anatel. Segundo a agência reguladora, as operadoras devem dar ampla divulgação das tarifas em jornais de grande circulação, nas áreas em que atuam, 48 horas antes de praticar os novos valores.

Os valores do crédito para uso em telefone público, por sua vez, passaram de R$ 0,1225 para R$ 0,1230, com impostos e contribuições sociais. Esse valor é único em toda área de prestação da Telefônica e da CTBC Telecom. Com esse novo valor, um cartão com 20 créditos passará de R$ 2,45 a R$ 2,46. Segundo a agência, as propostas de reajustes encaminhadas pelo Grupo Oi (Oi/Brasil Telecom) e pela Sercomtel ainda estão em análise.

Paralisação


Bancários em greve farão
passeata amanhã, em São Luís

O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, David Sá Barros, informou que até o momento não houve uma sinalização de negociação pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Governo Federal sobre a greve dos bancários, que teve início no último dia 29, em todo o País. A população é a maior prejudicada com o fechamento das agências bancárias devido a paralisação da categoria por tempo indeterminado.

- Os banqueiros estão empurrando a greve por tempo indeterminado negando todas as reivindicações dos trabalhadores. Vamos continuar pressionando pelas propostas que venham beneficiar a categoria e os usuários dos serviços bancários - garantiu.

David Sá Barros disse que a greve no Maranhão continua firme. Dos bancos públicos, apenas a agência da Caixa Econômica, localizada na Praça João Lisboa, não aderiu completamente ao movimento grevista. Os bancários realizam passeata nesta quinta-feira, a partir das 17h, com concentração na Praça João Lisboa. Na pauta de reivindicação dos grevistas, mais contratação de bancários para atender melhor a população, o respeito à lei das filas e o fim das altas taxas e tarifas que engordam, e muito, o lucro dos bancos.

Fonte: Imirante

Cuidado


TSE alerta para e-mail falso

sobre pendências no cadastro eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não faz comunicado aos eleitores através de e-mails. Circula na internet uma nova mensagem falsa em nome do TSE, informando que o eleitor estaria com pendências junto a Justiça Eleitoral e que seu título de eleitor pode ser cancelado.

A mensagem, que utiliza, de forma ilegal, o brasão da República, o nome de um programa de computador da Corte 'filiaweb' e um banner do calendário eleitoral, “orienta” o internauta a clicar sobre um “link” para atualizar suas informações que constam na Justiça Eleitoral. Trata-se de um vírus que pode danificar o computador, portanto, caso receba, apague a mensagem!

O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendencias ou cancelamento de títulos. A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo.

Boletim médico


Sarney faz exames em São Paulo


A Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado divulgou, no início da noite desta terça-feira (5), nota à imprensa com boletim médico sobre o estado de saúde do presidente do Senado Federal, senador José Sarney.

Segundo o informe, Sarney foi internado nesta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 12h, para avaliação cardiológica, após apresentar quadro de arritmia cardíaca, inicialmente tratada em São Luis (MA). O paciente, de acordo com os médicos, encontra-se estável e está realizando exames complementares.

Veja a seguir, a íntegra da nota à imprensa:


Nota à Imprensa

05/10/2010

Sarney realiza exames complementares em SP


BOLETIM MÉDICO

05/10/2010 - 19h30

O presidente do Senado, José Sarney, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, hoje (05/10), às 12h, para avaliação cardiológica, após apresentar quadro de arritmia cardíaca, inicialmente tratada na cidade de São Luis (MA).

O paciente encontra-se estável e está realizando exames complementares. As informações médicas foram fornecidas pela equipe que o acompanha coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.


Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar


Dr. Riad Younes
Diretor Clínico

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Fonte: Da Redação / Agência Senado