quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Turismo


Projeto Taxista Anfitrião
será lançado na próxima segunda

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Trânsito e Transportes (SMTT), lançará, oficialmente, na próxima segunda-feira (18), às 9h30, o projeto “Taxista Anfitrião - O Amigo do Turista”, no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière. O objetivo é contribuir para a prestação de serviços de informações turísticas aos visitantes que fazem uso dos serviços de táxi na capital maranhense.

A ação faz parte do projeto Taxista Anfitrião e do Plano de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur) e visa padronizar o cronograma de cursos e treinamentos direcionados ao setor turístico da capital. “Antigamente, fazíamos um curso e, na semana seguinte, outras entidades como o Sebrae, Abav, Sindhorbs e Senac, realizavam o mesmo treinamento. Agora, em parceria com estas mesmas instituições, produzimos um cronograma padrão, onde há um alcance maior de participantes, multiplicando o aproveitamento das capacitações”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Desde o início das atividades, o projeto Taxista Anfitrião já treinou 67 destes profissionais. Nos cursos, são disponibilizados inglês básico e informações turísticas, entre outros assuntos. Ao final do treinamento, os profissionais receberão adesivos com o título “Taxista Anfitrião – O amigo do Turista”, que será um diferencial para que o turista escolha um serviço de qualidade.

Na Secretaria de Transportes, o projeto integra um trabalho de resgate da qualificação da classe dos taxistas que, por muito tempo, ficou relegada a uma situação de informalidade. Para o titular da SMTT, José Ribamar Oliveira Filho, este tipo de melhoria na qualificação dos permissionários de táxi sempre gera benefícios à cidade e à população, principal foco da gestão do prefeito João Castelo.

“Com a melhora da qualificação dos prestadores de serviço de transporte de passageiros, não somente o turista, mas toda a população passará a contar com um atendimento mais adequado. Este é um projeto em comum que serviu de piloto a um trabalho de requalificação que se estenderá a toda a classe, beneficiando, assim, taxistas, moradores e turistas de nossa cidade.”, disse.

O projeto - O Taxista Anfitrião está inserido nas diretrizes norteadoras dos programas da administração João Castelo, especificamente dentro do programa “São Luís 400 anos”. Estas iniciativas pretendem discutir e planejar o futuro da cidade e prepará-la para a comemoração do quarto centenário da capital em 2012.

O foco do projeto é a melhoria na prestação de serviços e produtos vinculados ao setor turístico em São Luís. Dentre as ações, destacam-se capacitações para a comunidade e setores específicos do trade turístico, como transportes, alimentos e bebidas, hotelaria, artesanato, eventos, locadoras de veículos e outros.

O programa de qualificação tem como alvo, ainda, a área de informações turísticas, qualidade no atendimento, recepção turística, alimentos e bebidas, preparação de drinks e coquetéis, aperfeiçoamento profissional, inglês, cerimonial, etiqueta e protocolo. O público atendido inclui taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis, locadoras e artesãos.

Segundo os dados da Setur, o Qualitur já capacitou cerca de mil profissionais, entre bolsistas e voluntários, funcionários de clubes, bares, restaurantes, hotéis, comunidade, universitários, idosos, pessoas com deficiência, jovens e outros segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário