quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ciência


Câncer de próstata poderá ser
detectado apenas com exame de urina
Para alívio dos homens, uma proteína presente na urina pode deixar os exames para câncer de próstata mais simples e menos desconfortáveis. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico PLoS ONE (Public Library of Science), a proteína MSMB se apresenta em uma quantidade irrisória na urina de homens diagnosticados com a doença. Assim, em vez dos constrangedores exames clínicos (toque retal), seria necessário apenas um descomplicado exame de urina para identificar o tumor.

O estudo foi conduzido pela médica Hayley Whitaker, do centro de pesquisas sobre o câncer do Cambridge Research Institute. “Foi emocionante descobrir que os homens com alterações genéticas para o câncer tinham concentrações diferentes da proteína. A melhor parte é que ela é facilmente detectável, um exame simples é o suficiente”, disse à BBC. Mas antes de começar a ser aplicado em larga escala, alguns aprimoramentos e estudos mais detalhadas ainda são necessários. Quando aprovado, o teste deverá custar, em média, 5,5 euros (cerca de 15 reais).

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens britânicos, chegando a matar aproximadamente 10.000 todos os anos. Ainda assim, não existem programas preventivos e de rotinas no país. Apenas os homens com um histórico genético da doença acabam fazendo um exame sanguíneo que identifica um antígeno do câncer. Mas ele é bastante impreciso: dos 15% que acabam tendo de se submeter a uma biópsia por resultados positivos nesse exame, apenas 3% precisam realmente de tratamento.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2010, 52.350 homens serão diagnosticados com o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo. Em 2008, 11.955 morreram em decorrência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário