sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Programe-se


Contagem regressiva para a
4ª Feira do Livro de São Luís


A um mês do início da 4ª Feira do Livro de São Luís, a Fundação Municipal de Cultura (Func) faz os ajustes finais para a realização do evento. Foram mais de seis meses de muito trabalho para moldar o que poderá ser visto no período de 12 a 21 de novembro na Praça Maria Aragão. Este ano, o evento tem como patrono o jornalista, escritor e roteirista ludovicense José Louzeiro, que também é o autor do tema da Feira “O livro é guia e instrumento da sabedoria”.

Além do patrono, a Feira do Livro também homenageará mais seis personalidades literárias e culturais do nosso estado: Reynaldo Faray, Maria Aragão, Carlos de Lima, Rosa Mochel, José Maria Ramos Martins e João Mohana. Durante os dez dias de evento, a organização espera receber um público visitante de 250 mil pessoas e uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 3 milhões.

Criada através de Lei Municipal nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís busca promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura. Além de uma grande vitrine para dar visibilidade e valorizar a diversidade cultural maranhense e brasileira, a mostra veio consagrar a vocação natural de São Luís para a literatura e possibilitar ao público visitante a oportunidade de vivenciar um momento único que acontece somente uma vez ao ano.

Estrutura – Agora em 2010, a estrutura da Feira ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed), na Rua Rio Branco, que, durante o evento, será transformada na Casa do Professor, onde acontecerão cursos, palestras e oficinas para educadores.

No Espaço Cultural funcionará o “Espaço do Livro”, com cerca de 60 estandes, estrutura adequada e ambiente climatizado, que reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Ao lado desse espaço, funcionarão o Teatro Reynaldo Faray, o Espaço Biblioteca e a Praça de Alimentação.

Na Maria Aragão, serão instalados auditórios, estandes institucionais, tendas e salas climatizadas. Os espaços institucionais também participarão da programação, promovendo lançamento de livros, oficinas e exposições. Nesses espaços, as instituições parceiras aproveitarão para estabelecer um contato mais aproximado com seu público de interesse e apresentar projetos e serviços prestados à sociedade.

 A extensa programação conta com cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil, distribuídas em mais de 35 espaços, cada um com atividades variadas e direcionadas para um público específico. Esse é o caso do “Espaço Infantil”, que oferecerá contações de história, oficinas, espetáculos infantis, brincadeiras e jogos educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário