quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pagamento




INSS: segurados com cartão
de final 5 recebem nesta quinta-feira


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta quinta-feira (30) aos aposentados, pensionistas e demais segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 5, desconsiderando-se o dígito.Os segurados com benefícios acima de um salário mínimo começam a receber na próxima sexta-feira (1º). Nesta data, ocorre o depósito para aqueles que têm cartão de benefícios com finais 1 e 6, também desconsiderando-se o dígito. A folha de pagamentos de setembro prossegue até o dia 7 de outubro.

Os beneficiários do INSS já podem imprimir o extrato mensal de pagamento nos terminais de autoatendimento das instituições que pagam os benefícios da Previdência. O serviço está disponível para consultas também na página do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), na internet, acessando o link "Extrato de Pagamento de Benefício", que fica na seção “Agência Eletrônica: Segurado”.

Outras dúvidas sobre o calendário de pagamentos podem ser esclarecidas por meio da Central 135. A ligação é gratuita, se realizada de qualquer telefone fixo e tem custo de ligação local, se feita de celular.

Paralisação



Bancários do Maranhão
decidem entrar greve geral


Os bancários decidiram no início da noite de ontem, 28, deflagrar greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira, 29 de setembro. A greve é nacional e acontece em todos os estados da federação. As negociação com a Fenaban e o governo (direção dos bancos públicos) iniciaram em meados de agosto.

Desde então, os banqueiros negaram cláusulas relativas a condições de trabalho; saúde dos trabalhadores; combate ao assédio moral; mais segurança nas agências; valorização do piso salarial e da PLR; criação de planos de cargos e salários; reajuste salarial compatível com os lucros do setor financeiro; contratação de mais bancários para diminuir as filas e o fim dos correspondentes bancários, com a substituição desses por novas agências.

A única proposta concreta dos bancos foi um reajuste de 4,29% sobre salários e demais verbas, como tíquete-alimentação. O índice refere-se apenas à inflação do período, estando bem longe do mínimo de 24% reivindicado pelos bancários e dos lucros dos bancos. No primeiro semestre deste ano, os bancos BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander tiveram, juntos, um lucro líquido de R$ 21,3 bilhões.

Alem do índice de reposição, os bancários reivindicam PLR de 25% do lucro líquido das instituições financeiras e a contratação de mais bancários para melhor atender a população. Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão: “os banqueiros e o governo têm plenas condições de atender o pleito da categoria. A lucratividade e a rentabilidade dos bancos públicos e privados no período foi a maior de todos os setores da economia, portanto, eles é que estão nos empurrando para a greve”, afirma David Sá Barros.

Comemoração



Programação especial para
celebrar Dia Mundial do Turismo


A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), preparou Uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Turismo com a realização da Serenata Histórica, nesta quarta-feira (29), e do projeto “São Luís é um Palco”, na sexta-feira (1º de outubro).

A serenata percorrerá o Centro Histórico ao som de violões, cavaquinhos, saxofones, além de apresentações teatrais com ênfase em lendas típicas da capital maranhense. Já o “São Luís é um Palco” terá a animação de bandas locais e grupos folclóricos, na Praça da Criança. A programação celebra o Dia Mundial do Turismo, comemorado na última segunda-feira (27).

“Convidamos os turismólogos, estudantes da área e todos os profissionais que vivem intensamente o dia-a-dia do turismo ludovicense. Será uma semana especial, cheia de animação, para comemorar o dia do segmento que mais gera emprego, renda, lazer, entretenimento no mundo”, enfatizou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Histórico da data - Em 27 de setembro de 1970 foi instituído o Dia Mundial do Turismo como uma forma de homenagear a data de aprovação dos estatutos da Organização Mundial do Turismo (OMT). Entidade intergovernamental vinculada às Nações Unidas, a OMT (ou UNWTO, sigla internacional) funciona como um fórum mundial sobre as políticas e as questões relativas ao desenvolvimento do turismo e do entendimento mundial.

A cada ano, o Dia Mundial do Turismo aborda um novo tema, como aquecimento global, intempéries da natureza, etc. Para 2010, o assunto será “Turismo e biodiversidade” aproveitando o Ano Internacional da Biodiversidade. O turismo e a biodiversidade são interdependentes e a OMT quer despertar os operadores de turismo sobre a conscientização dos viajantes para que cumpram sua parte na preservação da natureza.

Educação



Promessa Cumprida II: Castelo anuncia

entrega de fardamento a 100 mil estudantes


O prefeito de São Luís, João Castelo, reuniu, ontem (28), secretários, diretores de unidades de ensino, assessores e imprensa, na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), para anunciar o início da entrega dos kits gratuitos de fardamento completo para cerca de 100 mil estudantes de 173 escolas da rede municipal. A distribuição, que começa a partir desta quarta-feira (29), será realizada em cinco etapas até o dia três de novembro.

Castelo anunciou, ainda, que a prefeitura de São Luís já está providenciando a abertura do processo de concorrência para a aquisição do leite, que será distribuído aos estudantes do Ensino Fundamental do núcleo comum através de outro programa social. “Já estamos agilizando todo o processo para garantir mais este benefício às nossas crianças”, assegurou o prefeito.

O novo fardamento é padronizado, em modelos e cores, em toda a rede municipal de ensino. Cada kit contém uma mochila, duas camisas com manga, uma camisa regata, uma calça, uma bermuda, um par de tênis e dois pares de meia.

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, Castelo disse que a garantia do fardamento gratuito aos estudantes da rede municipal de ensino é uma das prioridades da atual gestão. Para ele, a ação é mais um benefício entre tantos outros que já vêm sendo assegurados à população ludovicense. “O fardamento gratuito foi um compromisso firmado com a população de São Luís, sobretudo a mais carente, e que estou cumprindo. Entendemos que a educação é fundamental em todos os sentidos”, afirmou o prefeito que não escondeu a emoção ao enfatizar o valor social da ação.

Distribuição do fardamento - De acordo com o prefeito, foi desenvolvida toda uma logística para a entrega do fardamento nas unidades de ensino do Município. A distribuição será feita, por etapas, até o dia três de novembro, em seis polos da cidade que incluem 173 escolas de diversos bairros.

Cronograma e etapas da distribuição do fardamento completo

1ª etapa – Polo Cidade Operária – 29 de setembro até 1º outubro

2ª etapa – Polo Itaqui Bacanga – 4 a 11 de outubro

3ª etapa – Polo Zona Rural – 11 a18 de outubro

4ª etapa – Polos Coroadinho e Turu/Bequimão – 20 até 25 de outubro

5ª etapa – Polos Anil e Centro – 26 de outubro até 03 de novembro

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Curtas

* O palhaço Tiririca, candidato a uma vaga de deputado federal pelo PR de São Paulo, pode ser impedido, nos próximos dias, de disputar as eleições de outubro – a despeito da possibilidade de ser o mais votado, com estimativa de 900 mil votos. Ele admitiu ao programa Domingo Legal, do SBT, que não sabe ler nem escrever. A Justiça Eleitoral exige comprovante de escolaridade para registro de candidatura.

*Com 494.598 presos, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O dado foi apresentado na última quinta-feira, 23, durante o Seminário Justiça em Números, pelo coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekann. O juiz criticou a forma como a Justiça Criminal é tratada dentro do Judiciário brasileiro, “como o primo pobre da jurisdição”. “É uma área negligenciada, sobretudo pela Justiça Estadual. Os tribunais precisam planejar de forma mais efetiva o funcionamento da Justiça Criminal”, afirmou.

*Não há previsão de data para o Supremo Tribunal Federal (STF) tomar uma decisão sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano. Sabe-se, entretanto, que a Corte não baterá o martelo até o dia das eleições, no próximo domingo. A decisão deverá ser tomada no julgamento do caso de Jader Barbalho (PMDB) ou de Paulo Rocha (PT), candidatos ao Senado no Pará. Ambos foram barrados pela Justiça Eleitoral porque renunciaram ao mandato para fugir de processo, conduta reprovada pela nova lei.

*A Prefeitura de São Luís realiza, desde ontem (27) até o dia 1º de outubro, a Semana do Idoso com vasta programação. O evento vai acontecer no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), no Filipinho. Durante todo o período, acontecerão palestras e atividades físicas voltadas para a saúde da população da terceira idade. 
 
*Um funcionário dos Correios encontrou dois iguanas vivos enquanto verificava caixas de Sedex numa máquina de raio x, nesta segunda-feira (27) à noite, em uma agência no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo. Os animais, com cerca de 30 centímetros de comprimento, estavam dentro de um recipiente de plástico forrado com jornal, enrolados em gaze e imobilizados com fita adesiva. O Sedex tinha como destinatária uma moradora de Belo Horizonte, que será investigada.

Consumidor


Bom Preço será investigado pelo MP
por alterar data de validade de produtos
O supermercado Bom Preço S/A está proibido de vender produtos fracionados com a data de validade alterada e será investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) quanto à possível responsabilidade criminal por esta prática. A decisão foi tomada unanimemente pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, em sessão realizada nesta terça-feira, 28.

Segundo as denúncias constantes aos autos, o Bom Preço estava vendendo um produto que venceria em 10 de um mês, por exemplo, e vendendo-o de forma fracionada etiquetando-o como se vencesse só no dia 30. Ou seja, dando uma sobrevida ao produto, o que poderia causar riscos à saúde dos consumidores.

Por entender o risco à saúde, e com a intenção de reprimir esta prática abusiva, comprovada no processo, o desembargador-relator Paulo Velten votou pela procedência do pedido feito pelo MPE para que o supermercado não mais alterasse a data de validade dos produtos que viesse a vender fracionadamente.

O desembargador Jaime Araújo, revisor do processo, foi além e pediu que o Bom Preço seja investigado pelo Ministério Público sob suspeita de prática de crime contra as relações de consumo. “Se realmente o supermercado está agindo dessa forma, pegando um produto fechado, com uma data de vencimento, e fracionando a venda dele alterando essa data, isto é crime”, concluiu em seu voto.  Com a decisão dos desembargadores Velten, Araújo e Anildes Cruz, cópia do processo será encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça para que se proceda à investigação do supermercado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMA

Seletivo

Estágio na Defensoria
Pública da União



Estão abertas, até o dia 8 de outubro, as inscrições para o terceiro Processo  para estudantes do curso de Direito da Defensoria Pública da União (DPU). O edital do seletivo está disponível no site http://www.dpu.gov.br/.





SERVIÇO


Para a inscrição são necessários os seguintes documentos:


– Certidão, Declaração ou qualquer documento atualizado expedido pela Instituição de Ensino, que confirme que o candidato encontra-se matriculado no curso de Direito, ressalvada a situação descrita no item 2.5 do edital;

– Cópia do RG e do CPF;

– Currículo;

– Três quilos de alimentos não perecíveis.

As inscrições podem ser feitas na sede da DPU no Maranhão, que fica na avenida Guaxenduba, nº 1.490–B, bairro de Fátima, e na sede do (Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), na rua dos Bicudos, nº 2, Renascença, em São Luís.

Garantia


Jackson Lago afirma que sua

candidatura não está "sub judice"


“Minha candidatura não está sub judice. Ela foi aprovada pelo TRE do Maranhão por ampla maioria, por seis a zero. Há recursos apresentados por pessoas que não têm compromisso com a democracia. É como se não bastasse eles terem desrespeitado 1,3 mil eleitores e colocado quem não ganhou. Nossa candidatura está registrada e será vitoriosa. Ela está muito mais forte que há quatro anos. Vamos vencer e governar com a experiência adquirida nos dois anos que passamos no governo”, afirmou Jackson Lago (PDT) durante entrevista ao programa Balanço geral, na TV Cidade (Record), nesta segunda-feira.

O candidato da Coligação “O Povo é Maior” (PSDB-PDT-PTC) destacou que a principal proposta para a educação no seu governo será dar continuidade ao projeto de entregar 300 novas escolas de ensino médio e profissionalizante, concomitantemente a uma campanha imensa para erradicar o analfabetismo. “Nossa intenção de erradicação essa doença grave é um dos nossos compromissos”, ressaltou o candidato.

Para Jackson Lago o problema da saúde no Maranhão tem que ser racionalizada como é definida na política pública do Sistema Único de Saúde. Além dos postos, o médico apontou como solução a construção de unidades para atender casos de alta complexidade em regiões estratégicas do estado. Essa racionalidade do sistema será alcançada através da integração do agente comunitário de saúde ao sistema. O Maranhão tem 15 mil agentes comunitários de saúde, dividindo responsabilidade. “Eles prestam um serviço formidável”, destacou o candidato.

Ele enfatizou ainda a importância do estado voltar a ser um celeiro de produção agrícola, apoiado por programas como o FUMACOP, Fundo de Combate à Pobreza, criado em sua gestão. “É importante que o estado receba grandes projetos, mas que volte a produzir, principalmente através da tecnologia na agricultura”, disse Lago. Estrada e energia são apontadas como pilares de sustentação desse crescimento.

Jackson Lago criticou a descentralização da reforma agrária que se distanciou do problema em sua raiz. “A partir de janeiro, se esta for a vontade do povo, vamos restabelecer o entendimento para reimplantar a ouvidoria agrária no Maranhão para evitar essas injustiças” disse.

O candidato ao governo do estado nas eleições do dia 3 de outubro concluiu a entrevista em pouco mais de quinze minutos, agradecendo à recepção carinhosa e de apoio que tem recebido no interior do estado e nos bairros de São Luís. Jackson Lago disse que seu retorno ao governo vai permitir que seja concluído o projeto Rio Anil, beneficiando mais de 50 mil pessoas: “Queremos continuar aquilo que ao longo dos anos construímos”.

Lei



Eleitores não podem

ser presos a partir de hoje


Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2010, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de outubro. A partir de hoje (28), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18, Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito.

Documentos - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Imprensa



Fenaj quer posição de presidenciáveis
sobre demandas dos jornalistas

A Fenaj encaminha nesta semana uma carta compromisso aos candidatos à Presidência da República sobre as reivindicações dos jornalistas, entre elas a democratização da comunicação e o retorno do diploma como requisito para o exercício da profissão. A entidade prepara novo calendário de mobilização pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que tramitam na Câmara e no Senado.

O envio de uma Carta Compromisso aos candidatos à Presidência da República foi uma deliberação do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre. “Fundamentalmente, o documento cobra o compromisso dos candidatos com a questão do diploma, a instalação do Conselho de Comunicação Social e com a implementação das resoluções da 1ª Confecom”, conta o presidente da Fenaj, Celso Schröder. “Essas são questões básicas que os jornalistas consideram essenciais para nortear seu voto nas eleições de outubro e para buscarmos mais avanços nas políticas de comunicação com o próximo governo”, completa.

Schröder informa que a nova direção da Fenaj prepara, em conjunto com a Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma e com entidades apoiadoras da luta pela democratização da comunicação, uma semana de mobilização a ser realizada em meados de outubro. “Além de atos nos Estados, deveremos também, organizar um ato nacional em Brasília”, antecipa.

Diploma - Uma das prioridades da Fenaj em curto prazo é a aprovação da PEC nº 33/09, que aguarda votação no Senado. “É preciso que os Sindicatos de Jornalistas prossigam com contatos junto aos senadores que ainda não se posicionaram sobre essa questão, preferencialmente antes das eleições de outubro”, orienta Schröder.

A Fenaj já realiza os preparativos para o 18º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac), que será realizado em Natal (RN), em 2011. Nesse sentido, o presidente da Fenaj cumpriu, no dia 16 de setembro, com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, Nelly Carlos Maia, uma agenda de encontros com autoridades estaduais e da capital potiguar.

Voto



Justificativa eleitoral pode
ser preenchida pela internet

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE (http://www.tse.gov.br/). O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento. Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não puder realizar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Além disso, ainda pode encaminhá-lo, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.

O cidadão que não votar nem justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

Na mira


Promotor quer fazer
teste de leitura com Tiririca

O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, pediu neste sábado autorização da Justiça Eleitoral para fazer um teste de escrita e leitura com o candidato a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR).

"Existe uma suspeita séria de que esse homem é analfabeto. É preciso saber se ele tem condição de ser candidato", afirmou o promotor. Lopes quer que Tiririca passe pelo exame na segunda-feira. Se a Justiça determinar, o candidato terá que fazer um ditado e uma leitura de um trecho da Constituição. A lei eleitoral permite o voto dos analfabetos, mas proíbe a candidatura deles.

A suspeita do promotor acontece depois de reportagem da revista "Época" mostrar indícios de que Tiririca é analfabeto. Para a revista, o humorista Ciro Botelho --que escreveu o livro "As piadas fantárdigas do Tiririca" afirmou que o candidato não sabe ler ou escrever. A reportagem também descreve situações em que o candidato mostra dificuldade de leitura.

O promotor contou que foi hoje ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo pessoalmente, mas não encontrou juízes para aceitar o pedido. Quando se registrou, Tiririca apresentou uma carta afirmando que sabe ler e escrever.

O promotor também disse que vai protocolar um pedido contra um polêmico gibi distribuído pela campanha de Tiririca. Para ele, o gibi pode ser considerado brinde porque é distribuído preferencialmente para crianças. "Se a revista for propaganda, é uma coisa. Se ela for considerada um brinde, é outra coisa." Na publicação, que leva na capa a sigla de seu partido, o PR, cada frase séria com ideias do candidato vem acompanhada de uma piada.

Na página que leva o texto "os idosos, que tanto trabalharam pelo Brasil, não foram esquecidos por Tiririca", o humorista aparece abraçado a um casal de velhinhos e afirma, em um balão: "Essa véia ainda dá um caldo".

O pedido do exame não é o primeiro que o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes faz contra Tiririca. o dia 20, ele denunciou o palhaço por falsidade ideológica, que foi recebida pela Justiça. Em entrevista concedida à revista "Veja", o humorista afirmou que declarou ao TSE não possuir bens, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos de sua ex-mulher.

O promotor pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Tiririca, assim como cópias de processos contra ele que tramitam em segredo de Justiça no Ceará. Pela mesma entrevista e pelo mesmo motivo, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo --órgão do Ministério Público Federal-- encaminhou ofício à Justiça Eleitoral no último dia 10 para adoção das medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido por Tiririca.

As reclamações do promotor contra Tiririca já obrigaram a Procuradoria a soltar uma nota para dizer que o slogan "pior do que está não fica" não pode ser considerado crime eleitoral. No texto, a procuradoria lembrou que o promotor não tem atribuição de impugnar candidaturas ou tratar de propaganda irregular.

Para Lopes, a propaganda do candidato é irregular por passar mensagens subliminares. Ele também disse que Tiririca não poderia aparecer no horário eleitoral gratuito vestido de palhaço. O promotor ainda critica o fato da Procuradoria não ter dado atenção aos seus pedidos. Até o momento o candidato não foi encontrado para comentar o pedido do promotor.

Eleições


Marina confronta adversários em debate

Num debate sem confronto direto entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), a candidata do PV, Marina Silva, assumiu o papel de algoz no evento promovido pela Rede Record ontem, 26, optando por fazer críticas ao tucano, na briga pelo segundo turno. Marina também não poupou a petista, questionando-a sobre escândalos na Casa Civil.

"Sinto que existem pessoas sinceras do PT que estão muito incomodadas com as alianças da Dilma. Pessoas do PSDB estão muito incomodadas com o "promessômetro" do Serra e sabem que não vale tudo para ganhar a eleição. A onda verde que está tomando conta do Brasil está identificando na minha campanha uma terceira via. É por isso que eu vou para o segundo turno", afirmou a candidata do PV, deixando explícita sua estratégia. "Dilma e Serra são muito parecidos."

Ao pedir o voto diretamente ao telespectador, Serra demonstrou ter a certeza de um segundo turno. "Se você já ia votar em mim, quero pedir outra coisa: consiga um voto mais", disse.

Nos primeiros blocos do debate, Marina atacou Serra em pelo menos dois momentos. No primeiro, afirmou que o DEM, partido coligado ao PSDB, foi contra o Bolsa-Família e que o tucano, em São Paulo, promoveu cortes de programas sociais. Em seguida, a candidata do PV confrontou o tucano sobre a política de terceirização de funcionários públicos e criticou a gestão dele como ministro do Planejamento no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

As recentes denúncias que envolvem a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, que foi braço direito de Dilma no governo, e o caso de violação de sigilo fiscal na Receita Federal foram abordados no debate, tendo a petista como alvo central de questionamentos. "Ninguém está acima de qualquer suspeita. O que é importante é que não se deixe nada sem apurar", afirmou Dilma.

A candidata do PT afirmou que, se as investigações não tiverem sido concluídas até as eleições, ela dará prosseguimento a elas, se eleita. "Asseguro que eu vou investigá-los até o fim."

FHC x Lula. Um dos poucos momentos de embate direto entre Dilma e Serra envolveu as figuras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o papel de ambos na campanha. Serra foi questionado sobre as razões pelas quais não mostrou FHC no seu programa eleitoral, tendo optado por exibir Lula.

"Não fui patrocinado por ninguém. Fui o candidato escolhido pelo partido em função da minha história, da minha biografia", retrucou Serra. O tucano disse que cita "o tempo inteiro as coisas que fez" no governo FHC. Acrescentou, em seguida: "Lula não é meu inimigo. Não trato adversários como inimigos." Dilma o criticou por "usar a imagem de Lula à noite e durante o dia e fazer críticas sistemáticas". Serra acusou o PT de ter uma atitude de ingratidão com FHC.

Ácido, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) disparou críticas a todos. "Aqui está todo mundo mais ou menos ligado com a corrupção." Plínio acusou ainda a imprensa de ser "superparcial" e de fazer "censura". Ao comentar sobre a mídia, Dilma relembrou o período da ditadura e disse que prefere as "vozes múltiplas e críticas da democracia".

Serra foi instado a responder sobre a campanha do medo de 2002, em que o PSDB, na figura da atriz Regina Duarte, levantava o temor diante de um governo de Lula. "Eu não estou alimentando o medo contra ninguém. No caso de 2002 foi uma atriz que gravou um depoimento", afirmou. Segundo o tucano, o medo não se justificou posteriormente porque Lula "aproveitou" tudo o que o governo anterior, de FHC, havia feito

Iluminação


Promessa cumprida

Quando esteve hà dois meses inaugurando a quadra poliesportiva anexa ao campo de futebol do Tocão, no Jardim São Cristóvão, o prefeito João Castelo prometeu voltar lá para entregar à comunidade as seis torres com projetores de luz de 1.000 watts de potência. Prometeu e cumpriu, no ultimo sábado, 25, João Castelo, acompanhado da primeira-dama, Gardênia Ribeiro Gonçalves, de secretários, vereadores e lideranças comunitárias, descerrou a placa de inauguração da nova iluminação do Campo do Tocão.

Em discurso, João Castelo afirmou que havia assumido um compromisso para que o campo de futebol tivesse um sistema de iluminação à altura dos atletas que o utilizam. “E aqui estamos nós, entregando a obra no prazo e na forma como havíamos anunciado que faríamos”, disse.

O projeto, orçado em R$ 124.451,00 (124,4 mil), foi todo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) com recursos do próprio Tesouro Municipal. Além da qualidade e durabilidade das lâmpadas em vapor metálico, que compõem o sistema de iluminação do campo, toda a instalação do cadeamento (condutores) é subterrânea com isolamento de 1.000 watts de potência para garantir a segurança de usuários e frequentadores do campo.

 O prefeito informou durante a cerimônia, que já determinou à sua equipe de obras para realizar um grande levantamento para detectar outras áreas onde poderão ser construídos pequenos complexos esportivos como o Campo do Tocão. “Todas as áreas ociosas do município terão de ser transformadas em espaços públicos, porque o que é do povo tem de ser do povo, e o interesse da população estará sempre em primeiro lugar”, frisou.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Peça infantil


Macaco, Macaquice e Macacada no TAA

O Grupo XAMA está de volta ao palco do Teatro Arthur Azevedo com o espetáculo: Macaco, Macaquice  Macacada. O espetáculo conta histórias de macacos, esses bichos “meio gentes” que povoam o imaginário popular com contos recheados de esperteza e picardia.

São 4 histórias: "O macaco e a velha" (Illan Breman), "O dia em que o macaco enganou a onça" (Ricardo Azevedo), "A onça e a cabaça" (Daniela Schindler) e "História do Macaquinho" (Ronaldo Simões e Bia Bedran).

As quatro histórias são contadas de um jeito especial, com bonecos de manipulações distintas e energia própria dos contadores de histórias que trazem a experiência de contar para crianças nas escolas, nas praças, nos teatros e nas bibliotecas. As histórias trazem a comicidade dos contos populares e a motivação para o momento do contar histórias no ambiente familiar. Com as atrizes Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo.


SERVIÇO

Quando: domingo 26 de setembro, às 18h
Ingresso: R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes)
Local: TAA
Informações pelo telefone 3218-9900 (TAA)

Serviço


Prorrogado prazo para tirar
segunda via do título de eleitor

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu prorrogar por mais uma semana o prazo para que os eleitores solicitem a segunda via do titulo. Os ministros do tribunal acataram, por unanimidade, sugestão do corregedor Aldir Passarinho Júnior. Esse prazo terminaria ontem, dia 23 de setembro, mas foi prorrogado para o dia 30 deste mês - quinta-feira da semana que vem - ou três dias antes do primeiro turno das Eleições.

A partir destas eleições, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois. Só poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.

O eleitor que não tenha mais seu título --foi roubado ou sumiu, por exemplo-- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.

Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade. Não serão emitidos, durante o plantão deste fim de semana, novos títulos de eleitor. Só poderão votar nas eleições deste ano as pessoas que tiraram seus títulos originais até o dia 5 de maio.

Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo. Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.

Eleições



Pesquisas apontam segundo
turno no Maranhão

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinare, registrada em 19 de setembro no Tribunal Eleitoral do Maranhão, confirma a tendência de segundo turno entre a atual governadora e o candidato pedetista.

Se as eleições fossem hoje, na pesquisa estimulada, aquela em que se apresenta os nomes dos candidatos, Roseana Sarney (PMDB), da Coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, teria 41,9%, seguido de Jackson Lago (PDT) da Coligação o “Povo é Maior” com 26%. Flávio Dino (PcdoB) da Coligação “Muda Maranhão”, apresenta 18,9% de intenção de votos, Marcos Silva (PSTU) 0,8%, Josivaldo Correa (PCB), 0.2% Saulo Arcangeli (PSOL) 0,1%, não sabe/não respondeu 10% e brancos e nulos 2,1% .

Em relação à pesquisa anterior do mesmo Instituto, divulgada dia 6 de setembro, a candidata Roseana Sarney oscilou negativamente 0,6 pontos percentuais. Jackson Lago subiu 1,3% e Flávio Dino subiu 4 pontos percentuais.

Esse resultado, se as eleições fossem hoje, levariam a eleição para o Segundo Turno no Maranhão, pois somando somente os votos válidos os candidatos de oposição teriam 52,33% da intenção de votos contra 47,67 da atual governadora, ou seja uma diferença de 4,6% em favor das oposições. A pesquisa foi contratada pelo jornal Tribuna do Nordeste, registrada sob o número 36070/2010, com 1000 entrevistados em 46 municípios.

Pesquisa Exata - Também de acordo com a Pesquisa Exata contratada pelo jornalista Luis Cardoso e divulgada na noite desta quinta (23), as eleições no Maranhão devem seguir para o 2º turno.

Conforme a pesquisa estimulada, a candidata Roseana Sarney possui 42%, seguida por Jackson Lago com 25%, Flávio Dino com 23% e Marcos Silva com 1%. Os candidatos Saulo Arcangeli e Josivaldo Correa não pontuaram. O quantitativo de nulos e brancos chega a 3% e indecisos a 6%.

Na pesquisa espontânea, Roseana aparece com 38%, Jackson Lago com 21% e Flávio Dino com 18%. O número de indecisos chega a 20%. Os outros candidatos não pontuaram. A pesquisa foi feita entre os dias 17 a 19 deste mês e ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do Maranhão. Ela está registrada no TRE/MA sob o número 35.522/2010. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo.

Fonte: Central de Notícias

quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Cinema frances na tela
do Cine Praia Grande

Até o mês de outubro, o Cine Praia Grande, em parceria com a cinemateca francesa Cinefrance, exibirá seis filmes, entre romances e dramas. Esta semana está em cartaz o drama "Nha Fala", que fica ate o dia 30 de setembro. A película se passa em Cabo Verde e mostra que todos os acontecimentos que regem a vida social viram música, menos na família da jovem Vita, que desafia tradição para se envolver em uma trama amorosa.

No mês de outubro começa com "O Batedor de Carteira", de Robert Bresson, no período de 1º a 15. A segunda quinzena fica por conta de "Nas Cordas", de Magaly Richard-Serrano. O primeiro é retratado de modo autobiográfico, com o personagem principal, Michael (Martin LaSelle), descrevendo os acontecimentos que se desenrolam ao longo da trama.

O último da temporada conta a trajetória de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe.


SERVIÇO

Cine Praia Grande
Sessões: 16h, 18h e 20h.
Ingresso: R$ 4,00 (quatro reais)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seu direito



Mais tempo para recorrer
das multas de trânsito

O motorista com multas a pagar poderá ganhar mais tempo para elaborar sua defesa. Esse é o objetivo de proposta que amplia o prazo para a apresentação de recurso contra as multas de trânsito dos atuais 30 dias estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para, no mínimo, 90 dias. A ampliação do prazo é um dos itens que poderão ser votados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 6 de outubro.

Pelo texto, que será votado terminativamente. Ou seja aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa.

Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. pela CCJ, a notificação feita ao proprietário do veículo ou ao infrator deverá conter a data de término do prazo para apresentação de recurso pelo responsável pela infração, "que não será inferior a noventa dias da data da notificação da penalidade".

Conforme o autor do projeto (PLS 403/09), senador Raimundo Colombo (DEM-SC), há uma queixa generalizada na sociedade brasileira sobre os prazos para interposição de recursos em relação às multas aplicadas por agentes de trânsito.

O parlamentar argumenta que um prazo maior para apresentação de recursos favorecerá a ampla defesa do cidadão, que terá mais tempo para reunir elementos que possibilitem essa defesa. "Não se pode esquecer que a função básica das penalidades dispostas no Código Brasileiro de Trânsito é a função educativa e não a punitiva, o que o aumento do prazo para recurso vem a favorecer", explica Colombo, na justificação a seu projeto.


Fonte: Agência Senado

Meio ambiente



TRT-MA incentiva
o plantio de árvores

Quem esteve no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas de São Luís), no bairro Areinha, ontem(21), durante toda a manhã, pode trocar materiais recicláveis por mudas de árvores. Magistrados, servidores e advogados também plantaram mudas de espécies como sombreiro e ipê roxo, no estacionamento do Fórum.

A iniciativa integra a campanha “Faça a diferença no mundo: troque lixo por vida”, desenvolvida pela Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), como parte das ações previstas no Planejamento Estratégico do Tribunal, com o objetivo de promover a responsabilidade ambiental.

“Essa campanha é, sem dúvida, um convite ao engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos e a difusão de ações que visem fomentar a sustentabilidade. Nesse sentido, convidamos todos a repensarem as suas atuações não só como cidadãos, mas também como profissionais, visando à construção de uma nova cultura institucional socioambiental”, disse o desembargador José Evandro de Sousa, no exercício da Presidência do TRT, ao fazer a abertura da campanha.

O dia foi escolhido pelo TRT para o lançamento da campanha “Faça a diferença no mundo: troque lixo por vida” por ser o dia 21 setembro uma das duas datas comemorativas do Dia da Árvore, no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, o Dia da Árvore é festejado na última semana de março devido às chuvas iniciais, ocorridas nessa época.

Cidade



Castelo assina contrato com BNDES

para obras revelantes em São Luis


O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, na última segunda-feira (20), no Rio de Janeiro, contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do canal do Cohatrac/Cohab. Os serviços são uma reivindicação história dos moradores daquela área e irão beneficiar os bairros Cohab Anil, Cohatrac, Jardim das Margaridas e Planalto Anil.

O contrato de aproximadamente R$ 13 milhões foi assinado pelo prefeito e pelo diretor das áreas de inclusão social e de crédito do BNDES, Elvio Lima Gaspar, em solenidade realizada na sala de atos do banco, situado na avenida República do Chile, centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, João Castelo estava acompanhado do secretário municipal de Governo, Albertino Leal de Barros Filho (que assinou como testemunha).

Destino do recurso - Obra de grande relevância do canal da Cohab/Cohatrac terá 1.920 metros de extensão e será construído em concreto armado a partir das imediações do Planalto Anil 2, margeando a Cohab 4 em direção à estrada da Maioba. Ao longo de sua extensão, estão previstos guarda corpo e passeio lateral com largura de dois metros, além de ações de requalificação urbana e paisagística.

O canal faz parte de uma série de projetos na área de saneamento que já estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís em vários cantos da capital, a exemplo dos canais do Coroado, Mercado Central/Portinho, Tropical Shopping/O Imparcial, rio Gangan, no Turu, e avenida Cônego Tavares, no Anil.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

4ª Feira do Livro



Livro digital será tema de palestra

A revolução digital chegou ao mercado do livro e os e-books já são febre no mundo inteiro. A quarta edição da Feira do Livro de São Luís não poderia deixar de fora essa discussão e trará para sua programação a palestra "O livro digital: perspectivas e realidade”.

A palestra será ministrada pelo professor doutor Sofiane Labidi, que comporá mesa de debate com membros da Academia Maranhense de Letras. As principais vantagens, a sua portabilidade e seus formatos serão alguns pontos discutidos pelos participantes.

O e-book é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de e-books são o PDF e HTML. Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo e de fácil acesso devido à propagação da Internet, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais.

A 4ª Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), terá como tema “O Livro é guia e instrumento da sabedoria” e acontecerá no período de 12 a 21 de novembro na Praça Maria Aragão.

Cultura



Arte, política e polêmica
na 29ª edição da Bienal

Antes de abrir para o público, neste próximo sábado, dia 25, em São Paulo, a 29ª Bienal já esta causando polêmica. Esta semana a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que o Ministério Público investigue se uma das obras expostas faz apologia ao crime.

A obra em questão é a série "Inimigos", do artista plástico pernambucano Gil Vicente. Ela traz uma série de imagens do próprio artista executando personalidades como o presidente Luís Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, George W. Bush, Ariel Sharon e o Papa Bento XVI. "Claro que isso é um exagero, um absurdo, um retrocesso. O fato de partir da OAB é ainda mais desalentador", critica Agnaldo Farias, um dos curadores da Bienal. Ele garante que a série será exposta. "Dizer que se trata de uma apologia à violência é o mesmo que dizer que Édipo Rei incentiva o parricídio e o incesto".

Transformado em centro das atenções da Bienal, Gil Vicente se diz surpreso com a polêmica. "Sei que 'Inimigos tem um teor crítico forte, mas não esperava uma reação assim. Principalmente vinda de uma instituição com a história da OAB, com tanta tradição de luta contra a censura", afirma. "Já expus essas obras no Recife, em Natal e em Porto Alegre e nunca passei por uma situação como essa". Ele conta que a maior parte da série foi feita em 2005. No ano passado, ele a completou com um retrato do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Pichação - Outro ponto polêmico da 29ª Bienal é a pichação. Na edição anterior, um grupo invadiu e pixou o Pavilhão Cicillo Matarazzo. A polícia foi chamada e uma jovem foi presa. "Naquele momento, a Bienal perdeu a oportunidade de discutir o assunto, ao tratar o tema como mero caso de polícia", acredita o curador Moacir dos Anjos. Agora, a pichação está de volta pela porta da frente. "Ela está presente através de documentação e debates. Não faria sentido oferecer um muro para ser pichado", explica. Segundo ele, o objetivo não é discutir se pichação "é ou não é arte". "Mas nos interessa colocar essas questões", diz. "Se estamos falando de arte e política, não podemos ignorar uma prática que comunica uma visão de mundo".

Para quem vai estar em São Paulo por esses dias, a Bienal abre ao público neste sábado (25), a partir das 10h, e fica em cartaz até 12 de dezembro. A entrada é gratuita. Os horários de funcionamento são os seguintes: de segunda a quarta, das 9h às 19h; quintas e sextas, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 9h às 19h. A entrada só é permitida até uma hora antes do fechamento. O Pavilhão Cicillo Matarazzo fica no Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera).



SERVIÇO

Site oficial: http://www.fbsp.org.br/

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Emprego


Vale abre vagas para
Estrada de Ferro Carajás

A Vale iniciou inscrições para mais de 500 vagas no Pará e Maranhão para atuar na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Há oportunidades para pessoas com curso técnico e curso superior. A maior parte das vagas é para a função de mecânico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.

As vagas disponíveis são para Engenheiros com especialidade em Mecânica, Elétrica, Produção, Civil e Eletrônica; e para Técnicos em Mecânica, Eletromecânica, Telecomunicações, Estradas, Edificações, Eletrônica e Eletroeletrônica. As oportunidades estão distribuídas entre as cidades paraenses de Carajás, Marabá e Parauapebas; e as cidades maranhenses de Açailândia, Nova Vida, Santa Inês, São Luís, São Pedro da Água Branca e Vitória do Mearim.

Para candidatar-se aos cargos técnicos é necessário comprovar escolaridade e certificado de conclusão do curso. Para os cargos de nível superior é exigido comprovação de escolaridade e diploma. Como forma de valorizar a mão-de-obra regional, este processo está aberto aos canditatos residentes no Maranhão e Pará somente. O processo seletivo contará com triagem de currículos, avaliação psicológica, entrevista técnica, exames médicos e análise de documentos. Os candidatos selecionados terão benefícios como assistência médica e odontológica, transporte, alimentação, seguro de vida.

Fa(o)tos






O fotógrafo Jimmy Hoffman, 50 anos, especializado em retratar a vida selvagem, fez uma série de imagens de louva-a-deus, perto de sua casa em Costa Brava, na Espanha. Depois de encontrar o inseto a ser fotografado, Hoffman pode passar até duas horas esperando pelo momento ideal. O fotógrafo diz que os louva-a-deus são seus insetos favoritos por causa de seu comportamento predatório, suas formas e cores. O melhor momento para capturar imagens de louva-a-deus, segundo o fotógrafo, é de manhã quando eles procuram pelo calor do sol.

Fiscalização



Procon divulga cadastro de
reclamação dos consumidores


A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou na última sexta-feira (17), o ranking das 10 empresas com maior número de reclamações no órgão no período de setembro de 2009 a agosto de 2010.

De acordo com o art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a divulgação do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, que corresponde ao número de atendimentos feito por meio de abertura de processo administrativo, iniciado por audiência, é obrigatória dos órgãos públicos de proteção ao consumidor. A publicação é realizada anualmente e contém informações atualizadas sobre fornecedores de produtos e serviços.

Reclamações são levadas pelos consumidores ao Procon Estadual que as registra no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). No Cadastro constará o ranking com as empresas mais reclamadas no Estado.

A divulgação do Cadastro é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor e está sendo realizada pelas Unidades da Federação, graças ao ingresso dos Procons no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema que integra Procons de todo o país e reúne em rede as suas bases de dados.

Confira a lista: http://www.ma.gov.br/userfiles/Relacao_Procon_Reclamacao_fundamentada.pdf

Trainee



Empresas que pagam
os melhores salários


Levantamento do portal iG Estágio e Trainee junto a mais de 300 empresas mostra que, entre os programas que divulgam a faixa salarial, 152 estão com suas vagas abertas. Três dessas oportunidades, todas para trainees, têm remuneração de 4,5 mil reais. Nos programas de estágio, que apresentam salários mais baixos, são 28 ofertas com mais de 1,1 mil reais de bolsa auxílio. Estas são as melhores remunerações para quem ainda está na faculdade.

Veja quem paga 4,5 mil reais para trainee, entre as companhias que declararam a remuneração, e confira seus programas na página das empresas do portal:

Pilkington – Pertence ao Grupo NSG, líder mundial no fornecimento de vidros e sistemas de envidraçamento para os setores da construção civil e automotivo.

Syngenta – Multinacional da área de biotecnologia voltada à agricultura.

Votorantim - Mais conhecida pela produção de cimento, é também um dos maiores conglomerados privados da América Latina e está presente em mais de 20 países. O grupo é formado por cinco empresas.

Estas são as 28 empresas que declararam na pesquisa oferecer bolsa auxílio acima de 1,1 mil reais para estagiários e que estão com inscrições abertas:

Avon
Boehringer Ingelheim
Bosch
CCEE
Colgate Palmolive
Davene
Fibria
Hay Group
Heidrick & Struggles Brasil
Holcim Brasil
HSBC
Itaú Unibanco
Komatsu
Laboratórios Pfizer
Mangels
Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S/A
Novartis
OSRAM do Brasil
Pilkington
Reckitt Benckiser
Rhodia
Roche
Schneider Electric
TIM
Ultrapar
Vicunha Têxtil
Visa Vale
Wheaton

Eleição


Eleitor tem até quinta para
pedir 2ª via do título


Os eleitores que perderam o título eleitoral têm até a quinta-feira (23) para tirar a segunda via do documento. Para votar nestas eleições será preciso apresentar, além do título, um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista, por exemplo).

A segunda via do título deverá ser requerida no cartório onde o eleitor está inscrito. É preciso ainda estar em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores também podem pedir a reimpressão do título. Nesse caso, não é preciso comprovar quitação com a Justiça Eleitoral. Podem pedir a reimpressão do título aqueles eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Fonte: Agência Brasil.

Inauguração



Cohab ganha nova praça

O prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, na manhã deste domingo (19), a obra de urbanização da área da antiga feira da Cohab. O espaço que, por muitos anos, foi ocupado pelas bancas de feirantes, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, recebeu uma estrutura ampla com praça, que foi denominada de vereadora “Lia Varella”, estacionamento, parada de ônibus coberta, ponto de táxi e paisagismo em frete ao Mercado de Todos.

A praça ganhou piso de granito flameado cinza e bancos com réguas de madeira. A área urbanizada conta com pavimentação, faixa de pedestre, ponto de táxi com banheiro e sala de atendimento, estacionamento com 18 vagas e arborização do canteiro central com grama e palmeiras.

Com uma estrutura moderna, o espaço tem uma extensão de aproximadamente 700 m². A área conta ainda com rampas para deficientes físicos, lixeiras, luminárias metálicas, lâmpadas LED (diodo semicondutor que, quando energizado, emite luz visível), parada de ônibus e ‘baia’ para estacionamento dos coletivos.

O projeto de construção da área urbanizada atendeu a uma determinação do prefeito João Castelo, visando oferecer um aspecto visual melhor e mais agradável ao local, além de proporcionar um espaço de lazer aos moradores dos bairros localizados nas proximidades do novo mercado da Cohab.

A área foi construída pela Prefeitura de São Luís por meio das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, de secretários municipais, vereadores e de centenas de pessoas que se aglomeraram para acompanhar a inauguração da obra, João Castelo enfatizou que o novo espaço é exclusivamente do povo e construído com recursos próprios do Tesouro Municipal.

“Esta é mais uma obra totalmente realizada com verba da Prefeitura de São Luís. Estamos trabalhando para que a cidade cresça ordenadamente, pois ela está se transformando num canteiro de obras, marca de toda administração João Castelo”, ressaltou o prefeito.

Programe-se


Começa hoje a 4ª Primavera dos Museus


A 4ª Primavera dos Museus tem início, nesta segunda-feira (20), com solenidade de abertura no auditório do Memorial Cristo Rei, às 18 horas. Após a cerimônia, a historiadora e coordenadora de Redes de Museus e Educadores do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (DF), Ana Lourdes Aguiar, ministrará a palestra “Museus e Redes Sociais”, título do tema desta quarta edição do evento. A programação da noite segue com a apresentação do Coral Madrigal Santa Cecília e a performance com a atriz Luana Oliveira.

A Primavera dos Museus é realizada anualmente pelo Ibram, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), com o objetivo de aproximar os museus da comunidade. Em São Luís, o evento é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio do Sistema Municipal de Museus.

Durante toda a semana, a programação segue com visitas monitoradas aos museus integrados do Sistema Municipal de Museus. São eles: Memorial Maria Aragão, Fundação Dilú Melo, Museu de História e Arte da Maçonaria, Museu dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo, Memorial do Ministério Público, Museu Marítimo, Memorial da Polícia Militar, Sítio do Físico e Memorial Cristo Rei. Todas as atividades são gratuitas.

A capital maranhense foi a primeira cidade brasileira a implantar o sistema municipal, instituído por meio do Decreto nº 35.140, publicado em junho de 25 de junho de 2008. O papel da instituição é coordenar, fixar diretrizes, estabelecer orientação normativa e supervisão técnica para o exercício de atividades que competem ao sistema, além de promover e facilitar contatos dos museus com entidades nacionais e internacionais, capazes de contribuir para a viabilização dos projetos das instituições filiadas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Novidade



Elétrico, leve e com
carroceria de maconha
Motive Kestrel

Já usada em tratamentos terapêuticos e estudada para ser aplicada na medicina, a maconha agora chega aos carros. A fabricante canadense Motive aplicou à carroceria do compacto elétrico Kestrel biofibra, material que reúne derivados da Cannabis sativa, nome científico da erva.

Segundo a Motive, o resultado é uma carroceria mais leve, mais eficaz na absorção de impactos e livre das ações da ferrugem. Com capacidade para quatro ocupantes, o Kestrel pesa apenas 850 kg. Ainda de acordo com a fabricante canadense, o compacto elétrico tem autonomia para rodar 160 quilômetros e alcançar os 135 km/h de velocidade máxima.

O Kestrel foi apresentado na EV 2010 VÉ, conferência em Vancouver, Canadá, que debate a mobilidade do país. A novidade não é apenas conceitual: suas vendas terão início em 2012.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cursos



Oficina de Construção de Bonecos

Nos dias 25 e 26 de setembro, São Luís recebe o projeto Sesi Bonecos do Brasil 2010, série de espetáculos gratuitos de teatro de bonecos apresentados por 11 companhias de oito estados do Brasil. Antecipando as atividades lúdicas, o projeto oferece oficina gratuita para artistas e amantes da arte de manipular e dar vida a bonecos entre os dias 20 e 24 de setembro. A oficina é destinada a estudantes e profissionais de artes cênicas ou plásticas e terá como tema “Metodologia de Construção de Bonecos para Teatro”.

A carga horária é de 18h/ aula distribuídas em 5 dias, sob a batuta da marionetista, atriz e diretora Beatriz Apocalypse, presidente do museu Giramundo de Bonecos, companhia mineira com 40 anos de atuação. A oficina é indicada para estudantes de artes cênicas e arte-educadores, além de profissionais de teatro (bonequeiros, atores, performers e artistas plásticos). No total serão 60 vagas e as inscrições e outras informações podem ser feitas no 1º andar - Cohama - Núcleo de Cultura - Contato: Josimael/Igilza: tel.: (98) 2109-1858 E-mail: josimaelcaldas@fiema.com.br.


Estaleiro Escola abre inscrições para curso








O Centro Vocacional Estaleiro Escola abrirá, no período de 21 a 23, inscrições para o curso de Educação Ambiental. Para participar do processo é necessário ir até a sede do CVT Estaleiro Escola que fica na Rua da Mangueira, s/nº, Sítio Tamancão, na área Itaqui-Bacanga.

Os documentos necessários para o cadastro são: xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento, xerox do certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio e xerox do comprovante de residência. O seletivo é composto de entrevista e teste de aptidão. O curso de Educação Ambiental foi criado em 2007 e tem duração de seis meses. Durante este período já foram atendidas cerca de 400 alunos, grande parte deles são moradores de bairros encravados na área Itaqui-Bacanga.

Duas etapas compõem o curso. Aulas teóricas que abordam principalmente a política ambiental e sua importância para a sociedade e prática, que consiste em oficinas de: modelismo naval, reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas peti, reaproveitamento de madeira e biojóias. Todo o material utilizado para a confecção das peças é extraído da natureza na orla marítima em frente á sede do CVT Estaleiro.