segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Imprensa



Fenaj quer posição de presidenciáveis
sobre demandas dos jornalistas

A Fenaj encaminha nesta semana uma carta compromisso aos candidatos à Presidência da República sobre as reivindicações dos jornalistas, entre elas a democratização da comunicação e o retorno do diploma como requisito para o exercício da profissão. A entidade prepara novo calendário de mobilização pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que tramitam na Câmara e no Senado.

O envio de uma Carta Compromisso aos candidatos à Presidência da República foi uma deliberação do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre. “Fundamentalmente, o documento cobra o compromisso dos candidatos com a questão do diploma, a instalação do Conselho de Comunicação Social e com a implementação das resoluções da 1ª Confecom”, conta o presidente da Fenaj, Celso Schröder. “Essas são questões básicas que os jornalistas consideram essenciais para nortear seu voto nas eleições de outubro e para buscarmos mais avanços nas políticas de comunicação com o próximo governo”, completa.

Schröder informa que a nova direção da Fenaj prepara, em conjunto com a Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma e com entidades apoiadoras da luta pela democratização da comunicação, uma semana de mobilização a ser realizada em meados de outubro. “Além de atos nos Estados, deveremos também, organizar um ato nacional em Brasília”, antecipa.

Diploma - Uma das prioridades da Fenaj em curto prazo é a aprovação da PEC nº 33/09, que aguarda votação no Senado. “É preciso que os Sindicatos de Jornalistas prossigam com contatos junto aos senadores que ainda não se posicionaram sobre essa questão, preferencialmente antes das eleições de outubro”, orienta Schröder.

A Fenaj já realiza os preparativos para o 18º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac), que será realizado em Natal (RN), em 2011. Nesse sentido, o presidente da Fenaj cumpriu, no dia 16 de setembro, com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, Nelly Carlos Maia, uma agenda de encontros com autoridades estaduais e da capital potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário