segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programe-se


Começa hoje a 4ª Primavera dos Museus


A 4ª Primavera dos Museus tem início, nesta segunda-feira (20), com solenidade de abertura no auditório do Memorial Cristo Rei, às 18 horas. Após a cerimônia, a historiadora e coordenadora de Redes de Museus e Educadores do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (DF), Ana Lourdes Aguiar, ministrará a palestra “Museus e Redes Sociais”, título do tema desta quarta edição do evento. A programação da noite segue com a apresentação do Coral Madrigal Santa Cecília e a performance com a atriz Luana Oliveira.

A Primavera dos Museus é realizada anualmente pelo Ibram, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), com o objetivo de aproximar os museus da comunidade. Em São Luís, o evento é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio do Sistema Municipal de Museus.

Durante toda a semana, a programação segue com visitas monitoradas aos museus integrados do Sistema Municipal de Museus. São eles: Memorial Maria Aragão, Fundação Dilú Melo, Museu de História e Arte da Maçonaria, Museu dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo, Memorial do Ministério Público, Museu Marítimo, Memorial da Polícia Militar, Sítio do Físico e Memorial Cristo Rei. Todas as atividades são gratuitas.

A capital maranhense foi a primeira cidade brasileira a implantar o sistema municipal, instituído por meio do Decreto nº 35.140, publicado em junho de 25 de junho de 2008. O papel da instituição é coordenar, fixar diretrizes, estabelecer orientação normativa e supervisão técnica para o exercício de atividades que competem ao sistema, além de promover e facilitar contatos dos museus com entidades nacionais e internacionais, capazes de contribuir para a viabilização dos projetos das instituições filiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário