segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A cidade vai amanhecer sem água em alguns bairros

A Caema informa que haverá parada programada no Sistema Italuís na próxima terça-feira (30), das 8h às 14h, para execução de serviços de manutenção elétrica na subestação principal.

O Sistema voltará a operação normal logo após o término das manutenções e o abastecimento deverá ser retomado progressivamente.Bairros afetados pela parada:São Francisco, Ilinha, Morrinho, Jaracati, Ponta D'areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, Av. Litorânea, Solar dos lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turú I, II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho-d’água, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa, Turú Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turú, Vila São José, Canudos, Terra Livre, Vila Bacanga, UFMA, Sá Viana, Jambeiro, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Vila Embratel, Porto do Itaqui, Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, Ipem São Cristóvão, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Pq. Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Conjunto São Raimundo, Pq. Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

PCdoB fará oposição responsável, segundo o presidente da Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), foi à tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (29), e avaliou o resultado das eleições para presidente da República, que elegeram o deputado federal Jair Bolsonaro com 55% dos votos válidos. Reiterou que o PCdoB, partido a que está filiado, fará uma oposição responsável e democrática.

Othelino enfatizou que, apesar da chapa do candidato Fernando Haddad, que seu partido apoiou, ter sido derrotada, é preciso aceitar a decisão da maioria da população brasileira, como manda a democracia. Em seguida, demonstrou preocupação com algumas promessas de campanha de Bolsonaro. “É um caso talvez ímpar, onde precisamos torcer para que grande parte das promessas feitas pelo hoje presidente eleito, ele não as cumpra, porque só assim o país terá a paz necessária para que possamos viver bem”, alertou.

Ainda no seu discurso, o deputado alegou ter ficado triste com o resultado, mas desejou êxito na administração do presidente eleito, pedindo, também, atenção à grande parte da população que não votou nele. “Que Bolsonaro possa, principalmente, pacificar o Brasil. Todos precisam ser respeitados e bem cuidados, independente de terem lhe conferido o voto ou não. Quando passa a eleição, o governante não é só governante de quem o elegeu, é governante de todos. Foram 47 milhões de votos para Haddad, o que é uma quantidade expressiva e sinaliza que o presidente eleito precisa reconhecer que tem uma banda da população que precisa ser vista e respeitada”, lembrou.

Apoio do Maranhão

O parlamentar classificou como um fato positivo da eleição o Maranhão ter conferido 73% dos votos ao candidato Fernando Haddad. “Mais de um milhão de votos à frente do segundo colocado no estado. E o Nordeste, que muitas vezes é discriminado e considerado como uma região menos informada, foi quem deu um sinal para o Brasil, dando ao Haddad uma diferença de mais de 10 milhões de votos”, analisou.

Othelino Neto concluiu seu discurso afirmando que o PC do B fará oposição ao presidente  de forma democrática e responsável, atendendo a vontade da sociedade brasileira. “Nós, do PCdoB, como respeitamos os nossos eleitores, entendemos o recado das urnas. Agora, ficaremos vigilantes para garantir o estado democrático de direito, garantindo os avanços sociais obtidos a duras penas pelo povo brasileiro e para que ninguém seja discriminado por raça, por religião, por orientação sexual, ou por ter posturas e opiniões divergentes das posições majoritárias”, finalizou.

Na disputa por prestígio na administração do novo presidente


Com o resultado das eleições, começa a dar início no Maranhão a uma disputa de quem representa o novo presidente no Estado. Além de Maura Jorge, que foi candidata de Bolsonado para governo do Estado, tem também o deputado federal Aluísio Mendes (PODE) e o próprio presidente estadual do partido, o vereador Chico Carvalho (PSL).
Nesta disputa, muitos já te tem suas cartas na manga. Alguns pelos laços partidários e outros pela proximidade com o novo presidente. Como é o caso do deputado reeleito Aluízio Mendes, que se diz próximo de Eduardo Bolsonaro (PSL), filho de Jair Bolsonaro. Ambos são oriundos da Polícia Federal e, na Câmara, integram a Frente de Segurança Pública. É tanta aproximação que na época da campanha o deputado conseguiu uma audiência com o futuro presidente na época.


Quanto aos laços partidárias, a disputa fica mais acirrada entre Maura Jorge e Chico Carvalho. Pela disputa pelo partido. Pelo menos assim que está o clima nos bastidores.  Diante desta situação, o presidente do PSL no Maranhão alertou na semana passada que não tem medo de sair da presidência, pois o será até meados de 2019. Ou seja, ano que vem!!! E Roseana? Será que também vai querer tirar uma casquinha, já declarou seu apoio a Jair Bolsonaro??

Jair Bolsonaro: à caminho de Brasília

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) se prepara para desembarcar amanhã (30), pela manhã, em Brasília em um voo comercial. A informação foi confirmada por aliados à Agência Brasil. Como fez no primeiro turno, Bolsonaro evitou utilizar jatinhos particulares, viajando sempre em voos de carreira.

Em Brasília, ele dará início aos trabalhos do governo de transição, quando as equipes dele e do presidente Michel Temer sentarão para analisar os principais detalhes da estrutura administrativa federal.Aliados e amigos de Bolsonaro vêm tentando, nos últimos dias, convencê-lo a permanecer no Rio de Janeiro esta semana para descansar, sob a argumentação de que terá dias de muito trabalho pela frente.

O presidente eleito já confirmou o nome de quatro ministros: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Fazenda), General Heleno (Defesa) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). A expectativa é que todo o primeiro escalão já esteja definido em novembro.

Além disso, 50 nomes serão indicados para o governo de transição quando o grupo deve traçar as primeiras estratégias a partir do que Bolsonaro apontar como prioridade. Em dezembro, provavelmente ele se ausentará desse trabalho por alguns dias para a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia que tem usado desde que sofreu um atentado a faca em Juiz de Fora durante a campanha do primeiro turno.

Othelino Neto pede que democracia prevaleça

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), votou, no início da tarde do ultimo domingo (28), na UEB Doutor Oliveira Ramos, no bairro do Vinhais, em São Luís. O parlamentar estava acompanhado da esposa Ana Paula Lobato e do filho Othelino José.

Na oportunidade, o deputado avaliou a importância do voto consciente em respeito ao regime democrático de direito. “É um dia muito importante para o Brasil, onde a população vai escolher o caminho do país nos próximos quatro anos. Que todos os brasileiros façam suas escolhas com muita consciência e crítica, e que a democracia prevaleça. Que hoje o Brasil possa voltar aos trilhos com um modelo de governo que respeite todos os brasileiros”, disse.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Transformar antigo prédio da Seduc em Shopping dos comelôs

A pedido do vereador vereador Pavão Filho (PDT), foi solicitado para que o Governo do Estado celebre uma parceria com a Prefeitura de São Luís, no sentido de transformar o antigo prédio da Seduc (Rua Grande), no Shopping do Comércio Informal, a Secretaria de Estado da Educação informa que o imóvel encontra-se disponível para viabilização da proposta.
Segundo o parlamentar, a implantação do shopping do Comércio Informal naquele prédio é viável por se tratar de um local estratégico para essa finalidade. Continuando ele diz que a intenção é oferecer aos comerciantes informais de um espaço físico adequado. Dotado de higiene, segurança e conforto, para comercialização de seus produtos.

“O comércio informal de São Luís não dispõe de um espaço apropriado para o seu funcionamento, ocupando desordenadamente as transversais e grande parte do centro da cidade”, argumentou o vereador que lembrou que este pleito já foi formulado e apresentado anteriormente também pela indicação 159/2018, de sua autoria.

Pavão Filho enfatizando que “esta obra materializará o fortalecimento da economia local, e também dos trabalhadores do comércio informal, criando políticas que incentivem a formalização, prestação de serviços diferenciados, a capacitação do grupo, beneficiando de forma significante os consumidores de São Luís e do Maranhão, além de minimizar questões relacionadas ao desemprego e a falta de renda”.

Projeto para criar Código de Defesa do Contribuinte do Maranhão


Com o objetivo de defender os direitos do contribuinte e garantir a correta aplicação da legislação tributária vigente, coibindo eventuais abusos e equívocos dos órgãos de arrecadação de impostos, o deputado estadual Adriano Sarney (PV), em uma iniciativa pioneira no Estado, apresentou o Projeto de Lei 162/2018, que institui o Código de Defesa do Contribuinte do Estado do Maranhão. O assunto será apresentado na próxima reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa (FPME), presidida pelo parlamentar, que reúne as principais lideranças do setor produtivo maranhense.

O projeto foi votado e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, na última terça-feira (23), e vai à sanção do Executivo. “Precisamos estabelecer normas de proteção e defesa do contribuinte, ou seja, o cidadão que paga impostos e muitas vezes é desrespeitado pelo Fisco. É necessário dar transparência ao processo, desburocratizar a relação com o contribuinte e impedir casos de abuso de poder, como retenção e confisco de bens (veículos, mercadorias e etc.), estabelecendo um tratamento mais justo e respeitoso com o contribuinte maranhense”, explica Adriano.

O Código de Defesa do Contribuinte estabelece vários pontos importantes na relação do Fisco com o cidadão, como assegurar ao contribuinte um tratamento jurídico-tributário que atenda aos princípios da legalidade, isonomia, capacidade contributiva, da equidade na distribuição da carga tributária, da generalidade, da progressividade, da vedação ao confisco, bem como outros princípios explícitos e implícitos consignados na Constituição Federal.

O projeto prevê, ainda, uma atenção especial para a microempresa, determinando ao Fisco o critério de dupla visita para lavratura de autos de infração. Além disso, o Código proíbe a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamentos de tributos e, nos casos de ocorrerem essas apreensões, os produtos perecíveis terão prioridade nos seus procedimentos.  Proíbe também multas com efeitos confiscatórios.

Parceria para garantir acesso à Justiça e celeridade processual

Ontem (25), o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e o Tribunal de Justiça se uniram para dar mais agilidade aos processos de mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.
Representantes das instituições firmaram acordo que vai possibilitar ao consumidor que formalizou sua reclamação no Procon/MA, mas não obteve êxito na solução do conflito, o encaminhamento direto ao Poder Judiciário, para uma decisão do juiz. Nos casos onde houver acordo, o termo será homologado também pelo Poder Judiciário e tornará um título executivo judicial.

Antes, as audiências de conciliação infrutíferas que não tinham acordo iriam apenas para multa arbitrada pelo Procon/MA. O consumidor tinha que buscar o judiciário para poder ter seu direito garantido, começando um novo processo. A partir do convênio, o consumidor já sairá do Procon direto para a Justiça.

Outra importante conquista para o consumidor maranhense será a instalação de unidades do Viva/Procon nas comarcas - Fóruns, Juizados e Centros de Conciliação - distribuídas pelo Maranhão, garantindo maior descentralização dos serviços com redução dos gastos públicos.

O Desembargador Marcelo Carvalho Silva ressaltou o índice de resolutividade do Procon/MA, que a chega a 98%, enquanto a Justiça segue morosa. “Por isso, trouxemos o PROCON para perto - órgão que teve grande visibilidade na gestão do deputado Duarte Jr e segue com atual gestora. Estou andando em todo Maranhão e onde chego vejo a placa do PROCON, ali está exatamente o Estado visando ajudar quem mais precisa”, ressaltou.

Presidente Othelino Neto faz visita cortesia a Edivaldo Holanda Jr.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), visitou, na tarde desta semana (24), o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com o objetivo de estreitar, ainda mais, os laços entre o Poder Legislativo e o Executivo Municipal. O encontro oficial entre os políticos foi o primeiro, desde o resultado das últimas eleições, em que Othelino Neto foi reeleito deputado estadual. Na conversa, o parlamentar se colocou à disposição para continuar ajudando São Luís.
“Continuaremos dispostos a fazer o melhor por nossa capital, e, ainda mais, nos próximos quatro anos, afinal, tivemos êxito nas urnas com os candidatos apoiados por mim e por Edivaldo. Então, certamente, teremos como resultado prático muitos avanços para a cidade, ao lado do governador Flávio Dino e dos senadores eleitos Weverton Rocha e Eliziane Gama”, destacou.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior enfatizou a parceria com o Parlamento Estadual, por meio de ações e políticas públicas, junto, também, ao Governo do Estado. “Ele tem feito um grande trabalho como presidente à frente da Assembleia, assim como deputado pela nossa querida São Luís. E é a população quem ganha com esses nossos grandes parceiros, que é o Legislativo e o Governo do Maranhão", disse.

Estudantes tem até o dia 30 para iniciar aditamento de contratos do novo Fies


Começou esta semana (25) os processos de aditamento dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Os procedimentos devem ser realizados por meio da página www.sifesweb.caixa.gov.br, no período de 25 de outubro até 30 de novembro de 2018. Caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da CAIXA. Nesse caso específico, o estudante deverá comparecer com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

Aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018 e devem realizar o aditamento. O Novo Fies é um modelo que traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior. As principais mudanças do Novo FIES quando comparado ao processo anterior são a forma de pagamento do curso, que passa a ser mensal em emissão de boleto, a exigência de seguro prestamista (cobertura em caso de falecimento do estudante) e a ausência de carência para pagamento da amortização do contrato.

Estudantes podem fazer o download da cartilha com mais orientações no link http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx. Já as instituições de Ensino, podem consultar o endereço eletrônico http://www.caixa.gov.br/empresa/instituicoes-ensino-fies/Paginas/default.aspx, para mais informações sobre os procedimentos a serem adotados.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Iema realiza seminário Rede PEA


Única escola pública do Maranhão associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e participante do Programa de Escolas Associadas (PEA), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está realizando durante o período de 15 a 31 deste mês, o seminário “Rede PEA”. Na oportunidade, são apresentados o significado de ser uma escola associada à Unesco e também um plano de ação das escolas associadas.

O objetivo principal do Programa de Escolas Associadas é criar e interligar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela cultura da paz. Desta forma, o Programa realiza um estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

De acordo com o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, o seminário será desenvolvido em todas as unidades plenas do Iema. “O Instituto hoje é uma escola associada à Unesco, e dentro das atividades de escolas associadas a primeira tarefa é apresentar essa certificação a toda Rede Iema. Estamos desenvolvendo um seminário, onde apresentamos o que representa ser uma escola associada e também explicamos sobre o plano de ação das escolas associadas. O seminário também é um momento que nós disponibilizamos para que estudantes, professores, gestores e toda equipe escolar tirem dúvidas sobre o que é ser uma escola associada, quais os principais objetivos e ação e qual a importância disso para Rede Iema. É uma ação significativa para todos nós”, explicou o diretor.

Segundo o diretor de Ensino, o seminário é uma oportunidade para divulgar as ações sociais realizadas pelo Iema. “Durante a iniciativa nós também estamos apresentando uma das ações que faz parte do Programa de Escolas Associadas, que é a adoção da iniciativa Copo Zero, onde as escolas do Iema deixam de usar copos descartáveis como uma forma de preservar o meio ambiente e atender um dos objetivos de desenvolvimento sustentável", acrescentou.

As unidades plenas de São Luís – Centro, e Itaqui-Bacanga receberam na última semana o seminário, as próximas serão Timon e Matões nesta terça-feira (23).

Toda escola que se associa ao Programa recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do Programa de Escolas Associadas e também, do Ano Internacional do ano corrente, podendo receber ainda materiais produzidos pela Unesco, além de participação em concursos e eventos de âmbito internacional.

domingo, 21 de outubro de 2018

Presidente Othelino Neto é homenageado pelo Governo do Piauí


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PC do B), recebeu do governador Wellington Dias a Medalha Grã-Cruz, mais alta comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. A homenagem ocorreu durante cerimônia realizada na noite de sexta-feira (19), no Teatro 4 de Setembro, em Teresina (PI), como parte das comemorações alusivas ao 196º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

O parlamentar foi homenageado, entre outras importantes personalidades que foram condecoradas, por serviços dignos e admiráveis prestados ao povo piauiense. “Estar no Piauí é sempre uma grande satisfação e, com muita alegria, levo esta medalha para o Maranhão, reconhecendo que a homenagem foi, também, para o nosso povo.  Nós e o Piauí temos diversas situações em comum e essa parceria entre os estados, por meio de seus Governos e Casas Legislativas, com políticas públicas corretas, tem mudado para melhor nossas realidades, beneficiando cada vez mais maranhenses e piauienses”, enfatizou.

Sobre as ações conjuntas de governo, em prol de ambos os estados, Othelino Neto ressaltou as melhorias já alcançadas em diversas áreas, destacando a do Turismo, ao citar como exemplo a Rota das Emoções, que envolve os  litorais do Maranhão, Piauí e Ceará . “Já estamos concluindo o último trecho de pavimentação entre Barreirinhas e Paulino Neves, o que vai melhorar ainda mais essa rota tão bela que também envolve Barra Grande. Será um ganho para ambos os estados, graças à boa articulação entre os governos”, disse.

O governador do Piauí enfatizou a forte atuação de Othelino Neto pela união entre os dois estados. “Nós temos uma relação muito boa com o Maranhão em diversas áreas, mas destaco a área da Infraestrutura. Quando precisei interligar a região de Luzilândia com ponte e asfalto, pude contar com o Governo do Maranhão e o apoio da Assembleia Legislativa. Othelino Neto é um deputado maranhense muito  querido pelos piauienses, já que ele sempre lida com temas comuns aos dois estados”, destacou.

Rafael Leitoa (PDT), deputado estadual reeleito que tem forte atuação em Timon, região integrada metropolitana do estado do Piauí, participou da cerimônia e classificou como importante a homenagem ao presidente Othelino Neto. “Um reconhecimento de suma importância ao nosso presidente pela irmandade que há entre os dois estados. A ocasião também nos faz retribuir o que a Assembleia do Maranhão fez ao governador Wellington Dias por todos os serviços prestados aos maranhenses. Isso faz com que os dois estados se estreitem ainda mais, inclusive nas políticas sociais de desenvolvimento”, avaliou.

Produtos fabricados em cursos técnicos do IEMA são destaque durante Semana de Ciência e Tecnologia


Antes de começar o curso técnico de Fabricação de bolsas e carteiras em couro, Leila Ferreira “não fazia nada, só cuidava da casa e dos filhos”, como detalhou. Desejando ampliar as perspectivas, e aumentar a renda da família, há dois meses a moradora de Ribeirãozinho começou a visualizar novos rumos de trabalho, ao ingressar na unidade vocacional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) do município.

Durante os cinco dias, ela esteve em São Luís e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo do Maranhão, expôs orgulhosa as bolsas, sapatos e bijuterias confeccionados no curso.“Resolvi aprender a como mexer com o couro porque o que oferece mais emprego lá é a indústria do couro, o Iema está oferecendo mão de obra, a gente se qualifica e lá mesmo a gente já tem a empresa que pode oferecer o emprego”, disse.

Com aulas teóricas e práticas que incluem desde o empreendedorismo às técnicas necessárias à confecção de peças em couro, Leila também já tem os planos de como irá aproveitar as aulas para se inserir no mercado. “Primeiramente eu vou tentar um emprego nos cortumes de lá, se eu não conseguir eu vou fazer para vender sozinha, o que vier para mim eu estou pegando”, disse animada. “O Iema está me dando essa qualificação e eu vou aproveitar”, completou.

Cursos para a comunidade

Para a coordenadora da Unidade Vocacional do Iema de Açailandia, Fabiana Telles, a interiorização dos cursos técnicos atende uma antiga demanda dos municípios maranhenses. “A oferta de cursos profissionalizantes através do Iema é impactante, para Imperatriz, Açailândia e toda a Região Tocantina, por exemplo, à medida que o mercado se expande, necessita de mão de obra e o Iema surge suprindo essa necessidade”, disse a coordenadora. Além de produtos de Ribeirãzinho, também foram expostas produções de unidades vocacionais de São Luís, como a do Estaleiro Escola, dentre outras unidades.

Posto de registro civil de nascimento é inaugurado em maternidade


O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (19), um Posto Avançado de Registro Civil de Nascimento, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Este é o terceiro posto de atendimento na capital maranhense e o 24º posto de registro de nascimento civil instalado em maternidade conveniadas ao Sistema Único de Saúde em todo o estado.

A instalação do posto integra a política de combate ao subregistro da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria do Trabalho e da Economia Solidaria (Setres) e a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a inauguração de mais um posto é fruto do compromisso do Governo do Estado com todos os maranhenses. “Estamos fazendo esse trabalho juntamente com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular. O nosso objetivo é facilitar o acesso para essas mães para que tenham a possibilidade de fazer o registro social de suas crianças junto com outros serviços que oferecemos na própria maternidade”, disse.

Na ocasião, o secretário de Estado Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, afirmou que a instalação do posto é um avanço nas políticas públicas de promoção da cidadania e direitos humanos. “Esse é o 24º posto que a gente instala no governo do Flávio Dino e o objetivo dele é enfrentar o subregistro em nosso estado. O modo mais eficiente de fazer isso é abrir um posto de registro nos locais de nascimento das crianças. A nossa meta é instalar um posto em cada unidade que realiza até 300 partos por ano, de acordo com o provimento da Corregedoria Geral de Justiça”, explicou.

Após a inauguração do Posto Avançado de Registro Civil de Nascimento, Bruna Frasão, mãe do do pequeno Lourenço Souza Rodrigues, registrou o filho no novo serviço na maternidade. “Fico feliz pelo nascimento dele e com um documento que reconhece meu filho como um cidadão. Vou sair daqui com o registro do meu filho, sem precisar ir para outro lugar”, afirmou.

Para a Jaqueline Reis Caracas, juíza auxiliar da Corregedora Geral de Justiça, a instalação do posto no estabelecimento de saúde vai gerar cidadania para milhares de pessoas. “A gente fica muito feliz em poder instalar esse posto na Maternidade Nossa Senhora da Penha, que é uma maternidade que tem uma quantidade de partos expressivas em São Luís. É mais um serviço que oferecemos para a comunidade e que é fundamental, pois o registro civil é a porta de entrada para a cidadania”, destacou.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração do posto, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; o subsecretário da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidaria, Silvio Conceição Pinheiro; a juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Jaqueline Reis Caracas; e a presidente do Procon/VIVA, Karen Barros; além da Karla Rosangela Silvia Diniz Almeida, representante do clube das mães da Vila Verde, região do Itaqui-Bacanga.

Apoio à reeleição de Othelino na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), reuniu 35 deputados estaduais eleitos para um almoço de boas-vindas em sua residência nesta quinta-feira (18). Todos reafirmaram apoio à reeleição do parlamentar que segue firme nas adesões por sua permanência na Presidência da Casa.

“Agradeço a manifestação de apoio dos deputados eleitos que acreditam e reconhecem o nosso trabalho à frente da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Este momento é de confraternização para que comecemos a interagir com os colegas que estarão conosco nos próximos anos neste novo mandato”, ressaltou Othelino Neto.

Para a deputada Ana do Gás (PCdoB), uma das parlamentares presentes no almoço, Othelino tem feito um grande trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão e precisa dar continuidade a essa importante aliança política com os colegas. “Nós nos sentimos seguros com Othelino, pois ele sempre defendeu os deputados, tanto de governo, quanto de oposição, sem fazer qualquer distinção. Nada mais justo que reconduzi-lo novamente à presidência da Casa”, afirmou.

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) ressaltou o posicionamento do PDT, que terá a maior bancada na Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de 2019, e que decidiu, por unanimidade, apoiar a reeleição de Othelino. “Ele é uma pessoa que sempre respeitou a todos na Casa e temos certeza de que ele continuará fazendo um grande trabalho na próxima gestão”, frisou.

Novato na Assembleia Legislativa, a partir de 2019, o deputado eleito Leonardo Sá (PRTB) disse que o melhor nome para conduzir a Assembleia Legislativa é o de Othelino Neto. Ele disse que tem uma relação pessoal muito forte de amizade com o futuro colega de parlamento, além de já terem feito alianças políticas, como foi em Pinheiro nas eleições municipais passadas. “Já estamos fechados. Ele é meu candidato a presidente da Alema”, reforçou.

Presente também no almoço, o deputado Neto Evangelista (DEM) destacou que Othelino Neto cumpriu, com êxito, uma grande missão quando foi vice-presidente da Assembleia. Como presidente, soube conduzir a Casa com sabedoria e instalou uma harmonia grande entre os poderes constituídos do estado. “Ele tem condições de continuar tocando a  Presidência da Assembleia, da forma como fez nesta sua gestão. É uma grande força política no estado, demonstrou isso nessas eleições, portanto é o meu candidato a presidente”, frisou.

Nos últimos dias, Othelino Neto recebeu apoio dos deputados eleitos Zé Inácio (PT), Helena Duailibe (Solidariedade), Welington do Curso (PSDB), Detinha (PR), Leonardo Sá (PRTB), Pará Figueiredo (PSL), Neto Evangelista (DEM), Mical Damasceno (PTB), César Pires (PV), Pastor Cavalcante (PROS), Wendell Lages (PMN), Cleide Coutinho (PDT), Duarte Jr (PCdoB), Zé Gentil (PRB), Márcio Honaiser (PDT), Dra Thaíza (PP), Adriano Sarney (PV), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Professor Marco Aurélio (PCdoB), Fernando Pessoa (Solidariedade), Andrea Rezende (DEM), Edson Araújo (PSB), Rafael Leitoa (PDT), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PCdoB), Rigo Teles (PV), Glalbert Cutrim (PDT), Paulo Neto (DEM), Daniella Tema (DEM), Vinícius Louro (PR), Yglésio Moisés (PDT), Hélio Soares (PR), Antônio Pereira (DEM), Ciro Neto (PP), Roberto Costa (MDB), Fábio Macedo (PDT), Rildo Amaral (Solidariedade) e Ricardo Rios (PDT).