quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Flávio Dino assegura que haverá pagamento de pensionistas e aposentados em 2019

Face às notícias veiculas por parte da mídia maranhense na última quinta-feira (8), o governador do Maranhão, Flávio Dino, assegurou que, assim como transcorrido nos últimos quatro anos, honrará compromisso com a Previdência em 2019. Ele foi categórico: “não há nenhum risco iminente de interrupções de pagamento”. 

Qualificando como terrorismo, a tentativa de criar uma sensação de caos entre os aposentados maranhenses, Flávio Dino explicou que há um problema de ordem nacional, há décadas, que impacta no setor previdenciário, no qual o Maranhão não se exclui. No entanto, com boa gestão fiscal, o Estado tem conseguido driblar possíveis crises no setor. 

“É um problema de todos os estados brasileiros inclusive do Governo Federal, de desequilíbrio dos sistemas previdenciários já há algumas décadas. Não é um tema novo. Isso faz com que, permanentemente, a gestão precise fazer um esforço, em primeiro lugar, de financiamento dos próprios sistemas previdenciários; e de outro lado, de garantir as condições para que o tesouro possa suprir os sistemas previdenciários, no caso dos déficits que eles apresentam ao longo do tempo”, informou o governador, ressaltando que essas medidas de gestão financeira têm sido tomadas para garantir a recuperação do fundo - em razão desse déficit financeiro que tem há quase uma década no Maranhão.

Segundo o governador é a capacidade do Tesouro Estadual o principal patrimônio para financiar os sistemas previdenciários. “Algumas pessoas não sabem, mas a maior parte do financiamento da previdência é feita pelo próprio Tesouro Estadual. Porque a contribuição patronal (do Estado) é duas vezes maior que a contribuição dos servidores”, relatou. 

Solução

O Governo do Estado tem tido, conforme Flávio Dino, a capacidade de fazer uma boa gestão fiscal, no que se refere ao equilíbrio de receitas e despesas, para que o Tesouro tenha a capacidade de honrar os compromissos - dentre os quais, o pagamento de aposentados e pensionistas. 

Ele condenou as matérias tendenciosas de parte da imprensa. “Isso é uma maldade, uma pequena luta política, para tratar de modo irresponsável um tema que é nacional e é um tema muito sério. Nós estamos cuidando, com a seriedade que temos, para garantir a continuidade dos direitos de todas as pessoas”, argumentou o governador, garantindo que será mantido o pagamento de pensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário