sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Documentário


Ilustre maranhense será
homenageado no Acre

Em homenagem ao aniversário de nascimento do maranhense Raimundo Irineu Serra (dia 15 de dezembro), fundador da doutrina do Santo Daime, o Museu da Borracha da cidade do Rio Branco, no Acre, exibirá, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, às 9, 10, 11, 14, 15, 16 horas, o vídeo documentário “O Senhor da Floresta”, do jornalista Mivan Gedeon.

O documentário ganhou o troféu de Melhor Vídeo Maranhense Pelo Júri Técnico do 30° Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo, em São Luís - MA, em 2007. Em março de 2008 o vídeo foi disponibilizado no site A Família Juramidam (http://www.afamiliajuramidam.org/), do qual atingiu 3.421 visualizações e replicas em outros sites de reprodução de vídeo, como You Tube, que alcançou 18.548 acessos.

Filmado em DVCAM, o vídeo tem 20 minutos de duração, com depoimentos de seus parentes, entre eles seu sobrinho Daniel Serra, que conviveu com Irineu Serra durante 15 anos. Depois de morar 50 anos no Acre, Daniel retornou ao Maranhão em 2007 para fundar a primeira igreja do Santo Daime no estado, hoje localizada em Paço do Lumiar (http://www.estrelabrilhante.org/).

O lutador de luta livre, Rei Zulu, foi convidado pelo jornalista para interpretar o personagem principal do vídeo documentário, pelo fato de sua aparência física ser semelhante ao do Mestre Irineu. Para a sua estréia como ator, o lutador teve a ajuda do renomado diretor teatral Urias de Oliveira.

Sinopse - O documentário conta a história do maranhense Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime. Sua saga começa em São Vicente Férrer, interior do Maranhão, de onde saiu para aventurar-se na Amazônia, durante o período do ciclo da borracha, por volta de 1912.

Em terras ainda em conflito com a Bolívia e com milhões de nordestinos chegando todos os anos para trabalhar nos seringais e alimentar o lucrativo mercado da borracha na época, Mestre Irineu, como é conhecido hoje, estava prestes se tornar parte da história do recente Estado brasileiro.

Terra de índios e lendas, o maranhense conheceu uma bebida de origem inca chamada ayahuasca, que é a decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis Caapi e folha de um arbusto chamado cientificamente como Psychotria viridis. Com algumas sessões de beberagem com o chá ele teve uma revelação de Nossa Senhora da Conceição para fundar a religião da floresta, o Santo Daime.

Uma doutrina Crista que reúne em seu eixo doutrinário fundamentados no espiritismo e em diversas expressões sincretizadas como o xamanismo e a umbanda. Hoje, a religião que surgiu no meio da floresta Amazônica, conta com mais de 10 mil adeptos espalhados por vários continentes, como Europa, América do Norte, do Sul, Ásia, e até África.


Nenhum comentário:

Postar um comentário