sábado, 9 de junho de 2018

Publicitários maranhenses agora tem representação


Foi instalada ontem em São Luís a primeira Delegacia Regional da Federação Nacional das Agências de Propagada, onde foram eleitos o delegado Almenbergues Jales e seu substituto Jeanpierre Silveira. Ambos foram eleitos por unanimidade por representantes de 24 agências contribuintes da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). Estiveram presentes no pleito a representante da Fenapro, Helena Zoia, e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade do Maranhão (Abap), Filipe Ladeira.

Após a eleição, ocorrida de forma direta entre os representantes de agências publicitárias e legitimada pela representante da Fenapo, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentar os eleitos, que explicaram a função da delegacia, que tem como objetivo regularizar a representação das agências de propaganda locais e auxiliar no desenvolvimento do mercado publicitário do estado.

“Foi um trabalho que já estávamos buscando, porque aqui no Maranhão nós não temos um sindicato das agências. Estamos há um bom tempo sem representação. Então, essa foi a forma que encontramos de darmos o primeiro passo para nos organizarmos e construirmos um sindicato que represente nossa categoria. Feito isso, a Delegacia Regional da Federação Nacional das Agências de Propagada deixa de existir. Portanto, a delegacia esta sendo instalada por conta da ausência de um sindicato”, disse o delegado eleito Almenbergues Jales.

Além de ser uma representação da categoria, a delegacia é também um órgão que pode fiscalizar ou enquadrar as agências filiadas ao órgão, como explica a representante da Fenapro, a advogada Helena Zoia, que informou ainda que o órgão tem representação em todos os estados, faltando somente o Maranhão.

“A delegacia, além de ser uma representação da Fenapro no estado, ela é um órgão que pode receber denuncia de qualquer natureza, e as agências vão poder contar com uma assistência jurídica. Digamos que problemas com edital de licitação, direito autoral, fotografia sem autorização do profissional e tudo a respeito da comunicação publicitária podem ser trazidas até nos com a certeza de que as providências serão tomadas imediatamente, de forma jurídica ou até mesmo de forma informal, por meio de diálogo ou por representação ao órgão responsável”, explica a Zoia.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade do Maranhão a presença da Fenapro no Estado vai agregar as 44 agências contribuintes da Fenapro em resolver problemas em comum entre elas, por exemplo. “Temos hoje no Maranhão 44 agências trabalhando dia a dia. Umas com 30 anos de mercado, outras com 20 anos, e temos também agências com dois anos e de um ano de mercado. Essas agências passam por necessidades e demandas comuns, só que elas não conversam entre sim. Então a gente enxerga a Fenapro como uma oportunidade das agências se encontrarem e compartilharem algumas angústias e necessidades. Então, ter uma representação da Fenapro aqui é uma oportunidade de desenvolver essas empresas”, explicou o presidente da Abap, Felipe Ladeira.

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