sábado, 30 de setembro de 2017

O Hospital Universitário realizará transplantes de coração e fígado

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), único hospital transplantador do Maranhão, deu mais um passo importante em prol da assistência à saúde no estado. Trata-se do credenciamento pelo Ministério da Saúde para a realização de mais dois tipos de transplantes: coração e fígado.
Segundo a médica Coordenadora Estadual de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde, Inês Oliveira, 61 anos, ainda não há pessoas inscritas para transplante de coração e fígado no Maranhão.

“No Brasil, a doação de órgãos e tecidos acontece após a autorização familiar. No caso do doador vivo, qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, com o transplante de parte do fígado ou do pulmão para um de seus familiares é uma potencial doadora. Para doadores não parentes, há necessidade de autorização judicial. Sendo assim, não há lista para cadastro de doadores”, disse.

A pessoa que necessita do transplante de algum órgão terá que passar pelo ambulatório. “Ele será avaliado pela equipe habilitada pelo Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde. Se tiver indicação de transplante à equipe inscreve o paciente em sistema de fila única. Isso valendo para esse novo credenciamento. É necessário esse controle médico porque se não vai chegar uma pessoa querendo trocar de coração ou fígado do nada e não funciona assim”, explicou Inês.

Ela pontua ainda a necessidade da doação de órgãos. “Para que ocorra a doação, é preciso que haja confirmação da morte encefálica do doador e a autorização dos parentes para que os órgãos sejam repassados a uma pessoa na fila de espera. Após a assinatura do termo de autorização, a Central encaminha o órgão para um receptor compatível. o corpo do doador não fica mutilado e a idade não é determinante para realizar o processo”, finalizou. 

Números de transplantes


No Maranhão, o serviço de transplantes de órgãos teve início em 2000 com a inauguração da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO/MA, no Hospital Universitário da UFMA. Desde então, foram realizados 2115 procedimentos, sendo: 1542 transplantes de córnea e 573 de rim. No ano em que iniciou o Programa foram realizados apenas cinco transplantes. Somente em 2017 já chega a 202 pacientes transplantados.

O aumento é considerável se levarmos em conta que o estado não tinha tradição nessa área de tratamento terapêutico, porém, ainda incipiente considerando que a demanda pelo serviço cresce a cada dia. Atualmente, a CNCDO tem uma lista de espera 914 pacientes; sendo aproximadamente 700 receptores para córnea e 216 para rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário