terça-feira, 11 de julho de 2017

Aranhas invadem condomínios da área nobre de SL


Os estudos ainda não foram concluídos, mas a principal causa da invasão dos insetos na área da Lagoa da Jansen, em São Luís, é um desequilíbrio ambiental. Isso todo mundo já sabe! Mas qual a origem deste desequilíbrio? As obras dos canais, que liga a Lagoa ao canal do bairro Ilhinha,que há meses está sendo feito, pode ser a origem deste desequilíbrio. Ela é assinada pelo governo do estado, que tem boas intenções em despoluir a Lagoa. Mas o problema é, que, enquanto isso, as teias de aranha seguem fazendo parte do cenário do nobre bairro, prejudicando os moradores, turistas e toda a população em geral, que frequenta, trabalha ou passa por ali.

Alguns inquilinos do Edifício Ari Oliveira, localizado em frete a Ponta D´Areia, pensam em deixar o apartamento  por conta da situação. Muitos estão temporariamente a trabalho em São Luís para fazer prestação de serviço a alguma empresa e acabam passando meses ou anos na capital e acabam alugando um apartamento, que de preferência, próximo a praia. “Chega a ser insuportável! Todo dia tenho que limpar a casa, além de deixar tudo fechado. Está ficando muito desagradável, fora o mal cheiro que elas deixam. Infelizmente estou pensando em procurar outro lugar”, revela um morador que não quis se identificar.

Este não é o único prejuízo que os insetos vem causando na área, limpar o ar condicionado duas vezes por semana, ou mais, assim como as garagens, os veículos, as varandas e corredores, ainda tem a despesa com redes de proteção, inseticidas e materiais de limpeza. Com tudo isso, conviver com tantos insetos (aranha, mosquito, agora o surgimento de sapos, etc), deixa os moradores a um nível de stress diário.
   
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) esta realizando um investigação do alastramento dos insetos naquela região. O que já se sabe é que o fenômeno é incomum, mas não é exclusivo da capital maranhense. Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, e até outro países como Estados Unidos e Paquistão já noticiaram o alastramento de aranhas em determinadas áreas. A principal causa, nesses casos, foi a questão do desequilíbrio ambiental, que aumentou o número de insetos nas áreas: prato cheio para as aranhas, que se reproduzem rapidamente e aumentam a população.

Ainda de acordo com a secretaria, ainda não há previsão exata para que os estudos sejam finalizados, mas há uma equipe de biólogos empenhada em solucionar a questão. Assim que o diagnóstico for feito, as medidas necessárias devem ser adotadas. Esperar!!! Enquanto isso, fechem as janelas!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário