sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Agenda Cultural


 Projeto "Cultura Reggae"

A Banda Kazamata inicia 2011 com a agenda lotada na primeira semana de Fevereiro. A animação começou nesta quinta-feira, dia03, no Bar Canto da Cultura (antigo Companhia Paulista), Reviver, dando início ao projeto "Cultura Reggae" levando o envolvente ritmo jamaicano às ruas do projeto Reviver todas as quintas-feiras.


SERVIÇO

O que: Projeto "Cultura Reggae"- Show banda Kazamata e discotecagem DJ A Lenda Brother
Quando: Todas às quntas-feiras
Onde: Bar Canto da Cultura (antigo Companhia Paulista), Reviver
A partir das 20h
Ingressos no local







terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mudança

6º Juizado Especial Cível passa
a funcionar em novo endereço

A juíza Lucimary Campos Santos informa, titular do 6º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, informa que a unidade, antes localizada no bairro do João Paulo, passou a atender em novo endereço, na rua Raimundo Correia, 46, no Monte Castelo.

A mudança não altera a área de abrangência do juizado, que atende à população residente na Avenida João Pessoa (do retorno do quartel até o retorno da Cohama), João Paulo, Jordoa, Alemanha, Caratatiua, Ivar Saldanha, Vila Palmeira, Barreto, Ipase, Japão, Maranhão Novo, Bares, Castelão e Bom Clima.

Internet


Google cria ferramenta para visitação
virtual de museus em 360 graus

A Google lançou nesta terça-feira uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual de 17 importantes museus em todo o mundo e sua coleção de mais de mil obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, o Google Art Project fotografou em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, a Tate Britain e a National Gallery, de Londres. O resultado é que pode-se andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Google Street View, pelo qual também é possível acessar o Google Art Project.

"O projeto começou quando um grupo (de funcionários da Google) apaixonado por arte se juntou para pensar quando poderíamos usar nossa tecnologia para ajudar museus a tornar sua arte mais acessível" afirmou Amit Sood, chefe da nova ferramenta.

Além disso, cada um dos 17 museus escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografado com câmeras de altíssima resolução, ou "gigapixel" (veja a lista completa no fim desta matéria). As imagens contém cerca de 7 bilhões de pixels, o que significa, segundo a Google, que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto comum de câmera digital. Por meio da tecnologia do Picasa, serviço de fotos da empresa, um zoom especial permite que se esmiuce esses quadros em microdetalhes.

Todas as obras de arte listadas no Google Art vêm acompanhadas de informações como títulos originais, os anos em que foram criadas, suas dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.

Amit Sood disse que o objetivo é acrescentar mais museus e obras de arte à ferramenta. Mas, segundo o jornal britânico "The Telegraph", a Google enfrenta dificuldades para expandir a funcionalidade. Certos museus seriam contrários à ideia de ter um carrinho circulando e fotografando tudo entre seus corredores e disponibilizando as imagens on-line. O jornal cita o Prado de Madri e os museus do Vaticano, em Roma. A publicação listou outros problemas do serviço :

"É um problema filosófico denso, mas meu instinto me diz que eu preferiria visitar a National Gallery e ver 'Os Embaixadores' de Holbein com meus próprios olhos a examiná-lo por meio do prisma de "super-alta resolução" da Google. Sempre. O Google Art Project é uma fonte maravilhosa, mas não substitui a experiência de olhar de verdade para uma obra de arte."

RECURSOS


Castelo assina contrato para viabilizar
Programa Bolsa Família Municipal

O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, na última sexta-feira (28), no auditório Reis Perdigão, um acordo de cooperação com a Caixa Econômica Federal. O ato visa à integração do Programa Municipal Bolsa Família ao Bolsa Família Federal. A solenidade celebrou a assinatura do contrato que viabilizará o repasse dos recursos às famílias beneficiadas.

"A assistência às famílias carentes é um compromisso indeclinável da nossa administração. Como eu tenho dito sempre, a prioridade de todo o nosso trabalho é a criatura humana. Vamos ampliar e aperfeiçoar o Bolsa Família, vamos continuar dando toda assistência ao social porque - volto a repetir – a criatura humana sempre foi e continuará sendo o principal foco de todos os nossos trabalhos”, ressaltou João Castelo.

O programa tem como objetivo operacionalizar a pactuação da Prefeitura de São Luís com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, inserindo as famílias em situações de vulnerabilidade ou que apresentam grandes dificuldades em prover o sustento dos filhos e que ainda não tiveram acesso ao Bolsa Família Federal. Com este acordo de cooperação, a Prefeitura de São Luís se responsabiliza em repassar às famílias beneficiadas parte do recurso que completa o teto de R$ 100,00 (cem reais).

Além do prefeito, o contrato foi assinado pelo gerente regional de Canais da CEF, Kadmo Ariston Costa Moura, que na cerimônia representou a Superintendência da Caixa Econômica Federal no Maranhão. Em breve discurso, Kadmo Moura destacou a importância do contrato, acentuando que “a Caixa Econômica, como um banco social, continuará à disposição da Prefeitura de São Luís para a celebração de futuras e novas parcerias”.

Ao lado da secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos, Kadmo Aristão Moura (Caixa), dos vereadores Vieira Lima e José Joaquim, e de Maria José Cutrim Diniz, representante das famílias beneficiadas da Bolsa Família da área do Itaqui-Bacanga, João Castelo destacou a importância deste projeto que irá beneficiar a população mais carente de São Luís. “É meu dever priorizar os menos favorecidos desta cidade, buscando recursos que efetivem uma vida mais digna”, afirmou.

Melhorias - A titular da Semcas, Roseli Ramos, lembrou que projetos como o Bolsa Família são necessários para amenizar a situação de muitas famílias em suas necessidades de sobrevivência. “É preciso ressaltar que a maioria das famílias não consegue chegar ao caminho de acesso aos recursos do Bolsa Família Federal. Por isso, comemoramos esta assinatura, pois ela viabilizará a melhoria da subsistência das famílias, auxiliando na educação de muitas crianças, adolescentes e jovens”, disse.

Roseli Ramos explicou que as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) irão acompanhar de perto as famílias beneficiadas na pactuação, auxiliando com projetos de melhoria de renda, como os cursos de profissionalização. Kadmo Aristão Moura também comemorou a assinatura do contrato com a Prefeitura lembrando que “a Caixa faz parte da rede social do Governo Federal, enfatizando que é muito importante contribuir com a construção de um país melhor”.