terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Homenagem


Lei institui Dia de Tributo à Vida
e Obra do mestre Antônio Vieira



O prefeito de São Luís, João Castelo, sancionou a Lei nº. 5.328/2010, de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que institui o dia 9 de maio como o Dia de Tributo à Vida e Obra do mestre Antônio Vieira, no município de São Luís, e dá outras providências. A norma é originária do projeto de Lei nº. 032/2010.

Em seu Artigo 1º, a Lei institui o dia 9 de maio como Dia de Tributo à Vida e Obra do mestre Antônio Vieira com o objetivo de preservar a memória e obra desse renomado artista maranhense e brasileiro. De acordo com o Artigo 2º, o Dia do Tributo ao mestre Antônio Vieira acontecerá na data de nascimento do artista, no dia nove de maio, e terá sua primeira versão no ano de 2011.

Perfil histórico – Ludovicense, o mestre Antônio Vieira nasceu em nove de maio de 1920. Criado por um parente próximo da família, Antônio Veira teve a oportunidade de estudar e concluir seus estudos. Em sua trajetória, ele foi comerciante e sargento do Exército antes de ser reconhecido como cantor e compositor maranhense.

Antônio Vieira começou a compor aos 16 anos de idade. O mestre compôs mais de 400 canções, mas o seu primeiro disco gravado só foi apresentado em 1986. No entanto, em 1997 a cantora maranhense Rita Ribeiro decidiu gravar duas músicas do mestre: 'Tem quem queira' e 'Cocada'. Esta ultima foi indicada ao prêmio Sharp 98 de Melhor Canção. Com este trabalho, Rita Ribeiro alcançou projeção nacional. Antônio Vieira faleceu no dia sete de abril de 2009 por falência múltipla de órgãos, provocada por um AVC, na UDI Hospital, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário