segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Definido


Roseana Sarney vence no 1º turno

em disputa acirrada no Maranhão


A peemedebista Roseana Sarney (PMDB), filha de José Sarney (PMDB-AP), venceu a disputa pelo governo do Maranhão, com 50,08% dos votos válidos. O vice-governador é Washington Luiz (PT), o mais novo partido se tornar aliado do grupo Sarney.

A disputa só foi definida com 99,89% das urnas apuradas Em segundo lugar ficou o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), com 29,49% dos votos, seguido pelo ex-governador Jackson Lago (PDT), com 19,54% dos votos.

Filha do ex-presidente da República José Sarney, Roseana começou na política em 1983, quando foi nomeada secretária para Assuntos Extraordinários do Maranhão, em Brasília. Em 1984, atuou como assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou na eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice-presidente da República.

Durante o mandato de seu pai, Roseana ocupou o cargo de assessora parlamentar do Gabinete Civil da Presidência da República, de 1985 a 1990. Nas eleições de 1990, elegeu-se deputada federal com 45 mil votos. Entre 1991 e 1993, foi vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados. Um ano depois foi eleita a primeira governadora do estado do Maranhão e quatro anos mais tarde foi reeleita.

Em 2002, Roseana Sarney se elegeu senadora pelo Maranhão. Em 2006, filiou-se ao PMDB e concorre u novamente ao governo do estado, mas sem exito. No entanto, assumiu o governo estadual após a cassação do então governador Jackson Lago.

Nestas eleições, Roseana Sarney foi absolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato a deputado estadual Anderson Lago (PSDB-MA) entrou com pedido para que Roseana tivesse a candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa e por ter sido condenada, no final de 2009, pela Justiça Eleitoral, por campanha antecipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário