segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vote em Terezinha Rêgo


Há quinze anos o site da revista Claudio promove e reconhece as conquistas das mulheres que fazem a diferença na vida dos brasileiros. Este ano, uma das finalistas é a professora Terezinha Rêgo, de 77 anos. Todos lá sabem que ela é a maior pesquisadora e conhecedora das plantas medicinais do Maranhão.

O prêmio teve a sua primeira edição em 1996. São apresentadas quinze finalistas divididas em cinco categorias: ciências, negócios, trabalho social, políticas públicas e cultura. Cinco vitoriosas, uma por categoria, levam para casa a estatueta. No site você pode conhecer a história de cada participante.

Há mais de 50 anos a professora Terezinha Rêgo pesquisa a flora do Maranhão. Ela realizou também a catalogação de 10 800 espécies da flora geral de todo estado. Doutora em botânica pela USP fez especialização em Havana, Cuba. Hoje, Terezinha coordena o Programa de Fitoterapia da Universidade Federal do Maranhão, onde mantém um herbário com 79 espécies medicinais, um centro de atendimento no qual dá consultas diariamente e uma farmácia fitoterápica - 76 xaropes e tinturas são oferecidos a preço acessível ou de graça para quem não pode pagar.

Ela ainda acompanha um grupo de portadores de HIV, para os quais fornece uma planta pesquisada por ela que fortalece o sistema imunológico e combate as infecções oportunistas. E ultrapassou fronteiras: três medicamentos para o combate da pneumonia asiática estão sendo usados na China.

SERVIÇO

A votação no site: http://claudia.abril.com.br/premioclaudia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário