terça-feira, 17 de agosto de 2010

Empresa chinesa cria ônibus que ajuda a diminuir o trânsito


A empresa Huashi Future Parking Equipment começou a instalar em Pequim, capital da China, o projeto piloto de um veículo que promete melhorar em até 30% os congestionamentos das grandes cidades. Batizado de “Ônibus Expresso 3D”, ele é o resultado da mistura entre um ônibus e um trem. Com a ajuda de trilhos, o veículo anda a quatro metros do chão e permite que carros trafeguem normalmente pelas ruas e avenidas. A empresa estima que vai investir US$ 73 milhões para concluir o projeto-piloto.

O “Ônibus Expresso 3D” tem quatro metros de altura, seis metros de largura e capacidade para transportar até 1,4 mil passageiros – o equivalente a 40 ônibus convencionais. Sua velocidade máxima é de 40 km/h. Além de reduzir o trânsito, o novo veículo é considerado ambientalmente correto. Isso porque ele é movido à energia solar, o que significa que deixa de emitir 2,6 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

O custo para implantar o projeto é baixo quando comparado com outros meios de transporte. Para construir um ônibus e 40 quilômetros de trilhos (pouco menos de dois terços da malha existente hoje na cidade de São Paulo), são necessários investimentos de US$ 7,4 milhões. De acordo com executivos da empresa, esse valor é cerca de 10% do valor necessário para construir o metrô com a mesma malha. O projeto-piloto que será instalado no bairro de Mentougou, em Pequim, terá 186 quilômetros de trilhos até o final de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário