SÃO LUÍS - "Juventude, Conselhos de Direito e o Controle Social" foi tema da 3º audiência de formação do Fórum Municipal de Juventudes de São Luís(FMJ), realizado no dia 15 de fevereiro, na escola Dayse Galvão - Vila Embratel. Para esclarecer o tema, foi convidado a professora e doutora em Políticas Públicas da UFMA, Mary Ferreira.
A formação política faz parte do compromisso do Fórum Municipal de Juventudes, no processo de discussão e implementação das Políticas Públicas para a juventude do município de S o Luís. As audiências fortalecem essas discussões e prepara para o processo de qualificação dos conselheiros Municipais de Juventude.
"O Fórum Municipal de Juventudes de São Luís é o responsável pelo processo de escolha dos Conselheiros da Sociedade Civil. Nós queremos que esses conselheiros que saibam, de fato, qual é o seu papel, e que faça o Controle Social de forma comprometida, sendo exemplo para outros municípios.", afirmou a secretária Executiva do Fórum Municipal de Juventudes, Dayana Roberta.
O evento contou com a presença dos representantes da entidades juvenis, que fazem parte do Fórum Municipal de Juventudes. Na ocasião, relataram sobre a experiência dos Conselhos de Direitos e a criação do Conselho Estadual de Juventudes do Maranhão.
"Para nós do Fórum é um momento muito importante, por que as audiências de formações, reafirma o ativismo e o protagonismo juvenil, dos jovens no controle social e no papel do movimento de juventudes na discussão, proposição e implementação de políticas integradas de/com e para as juventudes", disse Dayana Roberta .
O Fórum também contou com a participação de um representante da Secretária de Comunicação da Prefeitura de São Luís (SECOM). "Estou aqui para avisar a classe estudantil de São Luís que o prefeito João Castelo está aberto para o diálogo, isso inclui todas as entidades e organizações", afirmou o superintendente de Relações com a Comunidade do Município de São Luís , o jornalista Mivan Gedeon.
A Facilitadora, Profª Dra.Mary Ferreira, que tem sua trajetória de luta nos Movimentos Sociais, falou com bastante propriedade da importância de se articular a discussão da Juventude nos Conselhos de Direitos, para o fortalecimento do Controle Social. Ela abordou as questões do Estado e logo em seguida debateu sobre os Conselhos, e o papel da Sociedade Civil. (Fonte: FMJ)
Olá Mivan, li a matéria e solicito algumas correções, em algumas partes do texto, no que se refere ao movimento estudantil, ele é uma parte do segmento do movimento de Juventude.
ResponderExcluirConto com você!
Um grande abraço,
Dayana Roberta.
Deve ficar assim: Fórum Municipal de Juventude discute políticas públicas para São Luís
ResponderExcluirO evento contou com a presença dos representantes das entidades estudantis...
ResponderExcluirDEVE FICAR ASSIM:O EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DOS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES JUVENIS...
Sobre o Blog Superintendente Mivan Gedeon, escreva todos os dias, assim poderei comentar. Adorei o blog.
ResponderExcluirSucesso nas atividades e muito trabalho!
Um grande abraço,
Dayana Roberta