terça-feira, 13 de novembro de 2018

Anulação de questão do Enem não afeta a nota final, diz MEC


MEC anunciou, na noite de ontem (12), que vai anular uma questão de matemática; professores explicam que anulação não vai atrapalhar estudantes que acertaram nem os que erraram a alternativa correta.

O anúncio do Ministério da Educação de que uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 será anulada por já ter aparecido em outro vestibular não afeta nem os candidatos que acertaram a questão, nem os que erraram. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o motivo é a própria metodologia do Enem: pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a questão anulada deixa de existir, e o cálculo da nota é feito apenas com base nas demais 33 questões.

Qual questão o MEC anulou?

A questão anulada falava sobre a redução de pena, e exigia um cálculo matemático para chegar à resposta correta. Veja abaixo o enunciado. "O artigo 33 da lei brasileira sobre drogas prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos para qualquer pessoa que seja condenada por tráfico ilícito ou produção não autorizada de drogas. Entretanto, caso o condenado seja réu primário com bons antecedentes criminais, essa pena pode sofrer uma redução de um sexto a dois terços. Suponha que um réu primário, com bons antecedentes, foi condenado pelo artigo 33 da lei brasileira sobre drogas.

O MEC anunciou a anulação da questão depois de matérias na imprensa revelar, a partir de informações dos professores do Curso Anglo, que ela já havia aparecido no vestibular 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A descoberta foi feita na segunda-feira (12), durante reunião de professores do Anglo.

Segundo o MEC, uma apuração inicial identificou que, em 2012, um professor da UFPR elaborou a questão para ser incorporada ao banco de itens do Enem, uma espécie de "catálogos de questões" que, depois de revisadas e calibradas, ficam à disposição para entrar em uma edição da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário