terça-feira, 5 de junho de 2018

Presentes mais simbólicos para o Dia dos Namorados


Apesar do levantamento de intenção de consumo para o Dia dos Namorados deste ano, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), ser animador para os lojistas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís do Maranhão (CDL), Fábio Ribeiro, é bem mais realista aos últimos acontecimentos no país.

“O Dia dos Namorados é uma data que vem ganhando força comercial, mas esse ano tem a Copa do Mundo que vai motivar gastos; e os efeitos da greve dos caminhoneiros ainda estão sendo sentidos com atrasos nas entregas de produtos; por isso, será diferente, mas com certeza esperamos aquecimento nas vendas”, afirmou.

Segundo o levantamento da Fecomércio-MA, este ano houve um crescimento de +23,2% das intenções de compras em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o estudo, 64,3% dos consumidores estão predispostos ao consumo, ou seja, praticamente dois em cada três ludovicenses afirmaram que vão comprar presentes em função da data comemorativa.

“Esse indicador é referente a intenções de consumo, que nem sempre se concretizam; portanto, não deve ser visto como expectativa de aumento, mas sinaliza que os namorados vão presentear, e isso certamente será positivo no movimento do comércio neste mês de junho”, explica o presidente, que não deixa o otimismo de lado, quanto à pesquisa da Fecomércio.

Segundo Fábio Ribeiro, o comércio vinha sofrendo com a crise desde o início do ano passado, mas que ela mostrou uma leve recuperação ainda no segundo semestre de 2017. “O varejo vinha experimentando quedas acentuadas nas vendas devido à crise econômica, inclusive em datas comemorativas. Mas a partir do segundo semestre do ano passado, o mercado começou a reagir num processo bastante lento, mas que vem melhorando”.

Para este ano, a pesquisa indica que os consumidores indecisos em relação consumo pontuaram apenas 3,9%, representando um recuo de -18,7% na indecisão dos ludovicenses na comparação com o ano anterior. Dessa forma, a aceleração nas intenções de consumo em relação ao ano passado se dá em função de um arrefecimento da desconfiança dos consumidores com os indicadores econômicos.

Leve recuperação

Embora no mesmo período de 2017 já houvesse sido controlada a inflação e os níveis da taxa básica de juros também apresentassem tendência de queda, mas o mercado de trabalho não havia se recuperado na velocidade esperada nem pelos consumidores e nem pelos empresários do comércio.

“A CDL presta assistência e dá orientação a qualquer lojista, seja ele associado ou não à entidade. Toda a atuação da CDL é voltada para a oferta de soluções que implementem os negócios, porque num contexto de crise é importante para o lojista ter ferramentas que proporcionem a ele segurança na concessão do crédito, na tomada de decisão e até na renegociação com clientes inadimplentes”, finaliza Fábio Ribeiro.

A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) entrevistou 700 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores de São Luís. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Os números da Fecomércio

Produtos

Nessa perspectiva de comprar mais produtos e gastar menos do que no ano passado, a preferência dos consumidores direcionou-se para os chocolates (26,8%) e as flores (23,9%), itens tradicionalmente com boa aceitação na data comemorativa e com valores bastante acessíveis. Na faixa intermediária de preços, os sapatos e bolsas (16,2%), além dos artigos de cosméticos e perfumaria (13,5%) e relógios (10,4%) também apresentaram uma aceleração nas intenções de compras na comparação com o ano passado. O destaque negativo foi para o setor de vestuários, que deixou a primeira colocação em 2017 para ocupar apenas o décimo lugar na preferência deste ano. Ou seja, os consumidores pretendem adquirir itens mais supérfluos, mas de destacável valor simbólico em relação à data, como é o caso dos chocolates e flores.

Gastos

Com os consumidores pretendendo comprar uma maior quantidade de produtos, mas itens com valores mais baixos, a média de intenção de gastos com o presente ficou em R$ 119, revelando um recuo de -22,7% em relação ao ano passado. Por outro lado, o valor total dos gastos com a data, incluindo quem vai comprar mais de um presente e quem pretende gastar com a comemoração ficou em R$ 193, apresentando uma aceleração de +9,7% na comparação anual, reforçando a indicação de crescimento da intenção de comprar mais de um produto, além de apresentar uma tendência maior de gastos com a comemoração este ano. Embora a intenção de comemorar em casa mantenha-se liderando a opção dos consumidores, a comemoração fora de casa apresentou crescimento de +17,5% em relação ao ano passado, com destaque para os restaurantes e os hotéis ou motéis, que somaram 51% nas intenções de comemoração.

Locais

Diferentemente do Dia das Mães, em que se registrou uma migração dos consumidores das lojas do Centro para os estabelecimentos de bairro e galerias comerciais, para o Dia dos Namorados a migração do consumo direcionou-se para os shoppings, que experimentou um crescimento de +45,5% na predisposição de consumo em relação ao ano passado. Apesar disso, as lojas de bairro e galerias comerciais (19,1%) também apresentaram uma elevação nas intenções de consumo, em detrimento do Centro Comercial (15,7%) de São Luís que apresentou pela segunda data comemorativa consecutiva uma redução de -53,8% na preferência dos consumidores.

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