quinta-feira, 1 de março de 2018

Feiras do Livro, do Comércio e da Agropecuária se tornam Patrimônio Cultural


O governador Flávio Dino sanciona, hoje (2), em Imperatriz, as leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Maranhão que reconhecem o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) e a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) como Patrimônios Culturais Imateriais do Maranhão.

O título de Patrimônio Cultural Imaterial confere proteção e reconhecimento às expressões culturais, tradições, saberes, formas de expressão e celebrações que a sociedade preserva. Isso significa mais garantia de que esses eventos vão continuar acontecendo.

A sanção das leis pelo governador ocorre num momento em que o Salimp, a Fecoimp e a Expoimp se consolidam como principais indutores da economia e cultura da Região Tocantina, fortalecendo também a movimentação turística e financeira de Imperatriz.

Para Zeca Tocantins, idealizador e coordenador musical do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), o reconhecimento do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa fortalecem o setor livreiro da região. “Esse reconhecimento do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa fortalecem e incentivam o evento, colaborando para que ele seja mantido como um dos principais indutores do mercado de leitura e de educação na região”, afirma.

Tradição

Já o diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Leonardo Leocádio, vê o título como uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pela Associação que há quase 20 anos organiza a Fecoimp.

“Reforço o quanto estamos felizes com a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, que conferem à Fecoimp o título de patrimônio cultural imaterial do Maranhão. Ficamos bastante lisonjeados, uma vez que esse reconhecimento contempla quase 20 anos de trabalho ao promover a Feira”, ressaltou.

O autor do projeto de lei, deputado Marco Aurélio, explica que a medida “serve como reconhecimento da importância desses eventos que fazem parte da tradição da nossa região, projetando-a não só para o Maranhão, mas para o Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário