sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Prêmio OAB de jornalismo para o vídeo “Conflito em Viana”

O vídeo “Conflito em Viana”, com reportagem e produção de Mivan Gedeon, imagem e montagem de Paulo Malheiros e a finalização de Fernando Costa, foi um dos ganhadores do  I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos, categoria webjornalismo, que teve como objetivo incentivar a construção de uma cultura sobre o tema, premiando de forma singular os profissionais da imprensa maranhense que abordaram a questão em suas matérias.

O vídeo foi produzido pela TV O Imparcial, que enviou uma equipe para ir até o município de Viana fazer a reportagem logo após o conflito entre os índios Gamelas e  moradores da região. Entre os profissionais que foram para Viana, estavam o jornalista  Mivan Gedeon, o cinegrafista Paulo Malheiros e o motorista Antônio, que passaram o dia na cidade visitando e conversando com os índios e moradores dos povoados vizinhos do município.

“Foi uma importante reportagem, pois se trata de um velho conflito ainda muito mal resolvida no Brasil. E o vídeo ter recebido então esse prêmio, foi meio que uma coroação. Lembro que ainda havia um clima tenso na cidade, tanto entre os índios como os moradores, ambos estavam com medo de serem atacados a qualquer momento”, lembra o jornalista.  

Mivan Gedeon é jornalista formado desde 2000 pela Faculdade Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, e atualmente é editor de política e economia do Jornal O Imparcial. Já trabalhou na redação do Jornal Pequeno, como repórter, passou por assessorias de órgão público, como Uema, TJ e prefeitura de São Luis, chegando ocupar o cargo de secretário adjunto de comunicação do município de São Luís em 2010.

Sua experiência com o audiovisual vem desde 2003, quando capturou as primeiras imagens do documentário “O Senhor da Floresta”, que conta a história do maranhense Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime. Na ocasião, o documentário ganhou, em 2007, como Melhor Video Maranhense do Festival Guranicê de Cinema e Vídeo. No ano seguinte produziu um vídeo alternativo com o artista plástico Geteesh, e em 2008 fez outro documentário “A Arte de Pastejar,” em  parceria com a jornalista Cida Campos.


Impresso

Na categoria jornalismo impresso profissional, a competente jornalista Patrícia Cunha, da eqeuipoe de O Imparcial, foi premiada com a matéria “Conflito gera investigação”, que tratava das investigações após os casos de violência sofridos pela comunidade indígena Gamelas no interior do estado. Essa abordagem sensível conquistou o primeiro lugar na categoria. 

A jornalista quem tem 20 anos de profissão formada pela Universidade Federal do Maranhão e há sete produz conteúdo para O Imparcial. “A reportagem abordou o início dos trabalhos de investigação do conflito, bem como relatou o histórico dos índios gamela e a represália frequente a que eles são submetidos por reivindicar a posse da terra onde já vivem. Receber um prêmio desses, depois de a minha reportagem ter sido avaliada por uma Comissão formada por especialistas em Direitos humanos, é uma honra”.

Outros prêmios

A TV O Imparcial, que produz conteúdo para as redes sociais, mostrou que com dedicação e profissionalismo os resultados são esses. Ainda no campo de webjornalismo, o terceiro lugar foi garantido com uma matéria da estagiária Juliana Ribeiro, que cursa o 6° período de Rádio e TV da UFMA, sobre o combate à LGBTfobia. Empatada com uma matéria da Agência Matraca, Juliana diz que a experiência agregou ainda mais no senso critico das suas produções jornalísticas. “Eu considero esse tema dos Direitos Humanos fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. Infelizmente, ele ainda não ocupa os holofotes que merece nos grandes veículos de comunicação. Nesse sentido, eu acredito que seja importantíssimo esse espaço que a OAB proporcionou pra reconhecer o trabalho feito pelos profissionais que se dedicam a escrever e produzir conteúdo sobre questões sociais, e pra mim, que ainda estou em formação, é uma honra dividir esse espaço com jornalistas tão qualificados e que eu admiro tanto”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário