quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Título

São Luís é eleita "Capital Americana da Cultura 2012"



 
O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), Xavier Tudela, anunciou, nesta quarta-feira (01), que São Luís foi eleita a “Capital Americana da Cultura 2012”. O título coincidirá com o 4º Centenário de São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses.

Ao saber da notícia da eleição de São Luís como referência cultural da América para o ano de 2012, o prefeito João Castelo disse que a capital está honrada com mais esta distinção, pois é multicultural e tem uma riqueza de manifestações que a levou a ser a Capital Brasileira da Cultura em 2009. “É com alegria e satisfação que recebemos a notícia de que a nossa querida São Luís acaba de ser eleita Capital Americana da Cultura 2012. É uma honra para a cidade que também é Patrimônio da Humanidade”, enfatizou.

João Castelo lembrou que os preparativos para as comemorações pelo 4º centenário da cidade já começaram e que o título de “Capital Americana da Cultura 2012” será mais um estímulo para essa grande festa. “Por uma feliz coincidência, em 2012, São Luís completará 400 anos de fundação”, disse o prefeito.

O Centro Histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1997 e possui uma arquitetura colonial com cerca de 3.500 edifícios distribuídos pela área central da cidade. A capital maranhense é conhecida também como a “Atenas brasileira” pela grande quantidade de escritores e poetas que viveram na cidade no século XIX.

Potencializador do turismo

Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, essa nova certificação será mais um potencializador do turismo local e servirá como fator de promoção da cidade no Brasil e no mundo, gerando emprego e renda, além de cultura e outros benefícios sociais.

“Assim como em 2009, quando São Luís foi a Capital Brasileira da Cultura, várias ações serão realizadas para fazer jus a mais esta certificação. Nossa vasta cultura, nossa gente e nossos atrativos naturais, gastronômicos e arquitetônicos são a maior riqueza da cidade. Sermos reconhecidos por isso é fundamental para uma capital com alto potencial turístico como São Luís”, disse Liviomar Macatrão.

Em 2009, São Luís foi eleita a “Capital Brasileira da Cultura”, título que tem como objetivo valorizar o patrimônio artístico e cultural das cidades de diversos países do mundo, promovendo-as, dando suporte na realização de eventos e divulgando suas riquezas. Com isso, a diversidade cultural da cidade foi potencializada e divulgada para todo o mundo através de vídeos, sites, notícias e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário