quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Patrimônio

Indígenas reivindicam participação no tombamento da Ayahuasca



Os indígenas dos povos Pano, situados no estado do Acre, reivindicaram na semana passada (27 de agosto), durante audiência com o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, a participação no processo de tombamento da Ayahuasca como bem imaterial brasileiro. O projeto está em análise no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).

A ayahuasca, chá de origem amazônico utilizados em rituais religiosos, pode ser o próximo bem imaterial a ser tombado pelo Ministério da Cultura, categoria que hoje inclui o samba de roda do Recôncavo Baiano, o ofício das baianas do acarajé e o tambor de crioula do Maranhão.

Se o Iphan aprovar o tombamento da bebida, os rituais relacionados ao consumo da substância passarão a receber apoio do ministério para a sua preservação. No Brasil, o uso místico do chá de ayahuasca é feito por algumas comunidades religiosas como Santo Daime, Barquinha e UDV.


Fundadores maranhenses - O maranhense Raimundo Irineu Serra, (São Vicente Ferrer, 15 de dezembro de 1892 — 6 de julho de 1971), mais conhecido como Mestre Irineu, foi o fundador da doutrina religiosa do Santo Daime que usa como sacramento a bebida chamada ayahuasca, batizada por ele de Daime, associada a orações e cânticos (hinos) a diversas divindades, caracterizando um culto resultante da mistura de diversas religiões e crenças indígenas, africanas e européias, predominam, no entanto, o Deus Pai, Jesus Cristo e Nossa Senhora, e os adeptos da doutrina a consideram uma doutrina cristã. Tem também grande influência do espiritismo.

Daniel Pereira de Mattos nasceu no Maranhão no dia 13 de julho de 1888, na cidade de São Luis, sendo conterrâneo e discipulo de Raimundo Irineu Serra. Fundou a doutrina cristã chamada Barquinha, que também se utiliza da bebida ayahuasca. O trabalho espiritual de Daniel pode ser resumido na ajuda às pessoas enfermas e necessitadas que o procuravam em busca de saúde e de uma palavra de fé, carinho, amor e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário