terça-feira, 10 de agosto de 2010

Inscrições abertas para os cursos do Centro de Artes Japiaçu


A Fundação Municipal de Cultura (Func), por iniciativa do Centro de Artes Japiaçu (CAJ), abre inscrições até o dia 16 de agosto para os cursos de Cerâmica, Desenho e Reciclagem em Pet. Cada um dos cursos terá carga horária de 72 horas/aula e serão ministrados até o dia 19 de novembro. Os interessados podem inscrever-se na sede do CAJ, localizada na Travessa do Dirceu, 35 – Diamante, de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h. A taxa é de R$ 20,00 por oficina. Outras informações pelo telefone 3221 8215.
Estes cursos são destinados para pessoas com idade acima de 16 anos e procuram oferecer a cada participante a oportunidade de emprego e renda, além de possibilitar contato com o universo da arte em suas mais diversas áreas.

Sobre os cursos Na modelagem em cerâmica têm-se a oportunidade de dar forma à argila para cozê-la e transformá-la em objetos decorados e trabalhos utilitários. O curso exercita a apreciação, desenvolvimento do potencial criador e desenvolve a sensibilidade artística e estética. Será ministrado pelo professor Uiran Oliveira.

Na reciclagem em pet, vislumbra-se a oportunidade de transformar literalmente o lixo, o descartável em peças de arte, decoração, utilitários e bijuterias. O curso ajuda a compreender os ciclos dos materiais e a reconhecer a importância da reciclagem; sensibiliza para a importância de preservar o meio ambiente e a possibilidade de redução, reutilização e reciclagem de materiais. Será ministrado pela professora Branca Bastos.

No desenho, o aluno tem a iniciação para o mundo subjetivo das cores, formas e traços, tudo com um matizado de cores que representa o interior, modo de pensar de seu autor. Através dele é possível levar aos alunos a consciência artística e estimular sua criatividade, coordenação motora e o raciocínio crítico e analítico. Será ministrado pelo professor Jackes Rosean.

O Centro de Artes Japiaçu foi criado pelo Decreto nº 1.729 de 09 de agosto de 1972 pela então secretária de educação do município, a professora Rosa Mochel, com o propósito de trabalhar artes nas escolas públicas. Hoje é um dos equipamentos culturais que integram a Func e tem por objetivo capacitar a comunidade, oferecendo cursos, oficinas, treinamentos, feiras, roda de negócios, exposições e implementações de escolas especiais. Prepara-se para comemorar 40 anos de existência em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário