domingo, 15 de agosto de 2010

Artesão Abel Teixeira recebe título de cidadão ludovicense


Foto: Neidson Moreira (O Imparcial)

Natural do município de Viana, o maranhense Abel Teixeira recebeu na última quarta-feira,dia 11, na Câmara Municipal de São Luís, o título de cidadão ludovicense, através de uma proposição de autoria do vereador José Raimundo Alves Sena, o Nato (PRP).

Abel Teixeira é um mestre artesão. Em 1958, brincou pela primeira vez de cazumba. Em 1960, brincou na turma de Mojeno Aires com roupa e máscara confeccionada por ele mesmo. No ano de 1978, passou a integrar o Boi de Apolônio, com o qual viajou para vários estados do país e até mesmo o exterior.

Com o passar do tempo, Abel começou a fazer as máscaras do Boi de Apolônio e também as encomendadas por brincantes de bumba-meu-boi. Em 1999, expôs suas criações no Museu do Folclore, no Rio de Janeiro. Abel Teixeira também ministrou oficinas de confecção de máscaras de cazumba em São Luís, Viana e no Rio de Janeiro.

“Esta homenagem, antes de ser do vereador Nato, é de toda a Câmara Municipal, que representa o povo de São Luís, em reconhecimento à sua enorme contribuição à cultura do Maranhão. Seu Abel é um grande artista. Ele nasceu para criar e suas máscaras de cazumba só engrandecem o folclore maranhense”, declarou Nato no início da solenidade. Após a outorga do título de cidadania, Abel Teixeira agradeceu aos parlamentares pela homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário